Notícias

Aéreas prioritárias para Cabo Verde estão alinhadas ao top 5 de prioridades do BAD

O Ministro das Finanças, Olavo Correia, reuniu-se ontem, 20 de fevereiro com o Presidente do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, em Abidjan, no quadro da sua deslocação de dois dias à Costa do Marfim.

Nesse encontro ficou claro que as aéreas prioritárias para Cabo Verde estão alinhadas com o top 5 de prioridades do BAD, tendo o Akinwumi Adesina demonstrado toda a abertura dessa instituição financeira em apoiar Cabo Verde no seu processo de desenvolvimento.

Por sua vez, Olavo Correia apresentou as grandes oportunidades de investimento em Cabo Verde, para os próximos anos, onde se destacam o projeto de requalificação urbana de todas as cidades, um programa reforçado para a empregabilidade de jovens e mulheres, além da necessidade de se avançar com a Integração Regional de Cabo Verde na CEDEAO.

A Ajuda Orçamental de 2016 está na sua fase final de negociação e após o encontro com o Presidente do BAD e sua equipa, as perspetivas de conclusão são otimistas.

Ainda ontem, Olavo Correia manteve uma sessão de trabalho com o Vice-Presidente do Setor Privado, Infraestrutura e Industrialização do BAD, acompanhado da nova Administradora do BAD para Cabo Verde.

Olavo Correia realizou, ainda, visitas de cortesia ao seu homólogo da Costa do Marfim, que também acumula a pasta da Economia, e ao Ministro da Administração Pública e da Modernização Administrativa da Costa do Marfim. A reforma e a modernização do Estado para melhor servir o país e as pessoas, assim como a cooperação bilateral, foram alguns dos assuntos sobre a mesa.

Importa lembrar que o Governante cabo-verdiano cumpre hoje o seu segundo dia de visita, 20 e 21 de fevereiro, à Costa do Marfim, onde manteve também encontros com alguns investidores privados que manifestaram interesse em realizar/fazer negócios em Cabo Verde, dos quais se destacam o Radisson Group e o Ubuntu Capital Group, e efetuou uma visita de cortesia ao Cônsul Honorário de Cabo Verde na Costa do Marfim.