Notícias

ACTUALIZADO – PM destaca fenómeno das Migrações no desenvolvimento de Cabo Verde

neves migracao3O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, José Maria Neves, presidiu nesta manhã a cerimónia de abertura da Conferência sobre «A Importância das Migrações no Desenvolvimento dos Países” tendo destacado a importância do fenómeno das Migrações para o desenvolvimento de Cabo Verde, realçando ainda a tendência, cada vez mais vincada, do país em assumir-se como ponto de partida (emigração), mas também como ponto de chegada (imigração).

O Chefe do Executivo abriu o evento, na sua segunda edição, promovido pelo Ministério das Comunidades e pelo Gabinete da Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro, através da Unidade de Coordenação de Imigração, está inserido nas celebrações do Dia Internacional das Migrações, é já no dia 18 de Dezembro, e que pretende, como realçou José Maria Neves, analisar “de forma justa e estratégica, de forma desafiante, diria, o papel das migrações no processo de Desenvolvimento de Cabo Verde”.

Cabo Verde, salienta o Primeiro-Ministro, foi sempre um país de emigração, com os emigrantes a desempenharem um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento desta nossa pequena grande nação caracterizada pela sua vasta Diáspora espalhada pelos quatro cantos do mundo, uma “nação global”. Mas que agora vem também assumindo-se como um país de imigração, sendo que também os que escolhem o nosso país para viver à procura de «a better place», vão dando a sua forte contribuição para todo esse processo desenvolvimentista das Ilhas.

“O papel dos cabo-verdianos no exterior tem sido um recurso humano e estratégico para o desenvolvimento do país”, frisa Neves que afirma ir essa contribuição dos emigrantes muito além das remessas dos emigrantes e dos contributos para a estabilidade socioeconómica das famílias cabo-verdianas.

neves migracao2O fenómeno das migrações, acrescenta, “tem sido estrutural no ponto de vista humano, social, cultural e económico”, destacando, como já havíamos feito referencia, o contributo, também importante dos imigrantes. “Queríamos aqui, entre tantas comunidades presentes na nossa sociedade, referir ao contributo inegável das comunidades oeste-africanas, lusófonas e chinesas que, laboriosas e ordeiras, hoje emprestam a Cabo Verde um espírito de cosmopolitismo e de universalismo, vocação matricial desta Nação Global”, frisa Neves.

neves migracao1Na sequência José Maria Neves sublinha os esforços do Governo no sentido da criação e execuçãode políticas que tenham em devida conta essas duas dimensões e possam favorecer tanto a melhor integração e participação da nossa Diáspora no desenvolvimento de Cabo Verde, como a melhor integração daqueles que essas Ilhas no atlântico para viver.

Também neste certame estiveram presentes a Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes, e a Ministra-Adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima, esta ultima através da Unidade de Coordenação de Imigração, co-organizadoras da conferência. Ambas destacaram igualmente os esforços do Governo para a melhor integração tanto dos emigrantes quanto dos imigrantes, mormente na questão da regularização de documentos, sobretudo dos imigrantes, como forma de ultrapassar os desafios. 

Veja na íntegra a intervencao de sua excelência, o Primeiro-ministro, José Maria Neves.