É oficial, Cabo Verde é o primeiro país no mundo a beneficiar de um segundo compacto dos fundos do Millenium Challenge Corporation-MCC. A confirmação foi dada agora à noite pelo próprio Director-Executivo do MCC Daniel Yohannes, via telefone, ao Primeiro-Ministro, José Maria Neves que acaba de promover uma conferência de imprensa para comunicar a decisão da administração do MCC que contempla o país, desta vez, com cerca de 66.2 milhões de dólares.
A atribuição deste segundo compacto é “uma grande prenda de natal para os cabo-verdianos” diz o Primeiro-Ministro, o reconhecimento de todo um trabalho árduo de uma vasta equipa liderada por este governo em parceria com o MCA-Cabo Verde, na execução do primeiro compacto MCA-Cabo Verde, bem como dos ganhos da Boa Governação do País e resultados conseguidos nos vários indicadores de desenvolvimento designadamente políticos, sociais e económicos, como comprovam os vários relatórios de agências internacionais e nacionais, relativos à qualidade da governação e democracia em Cabo Verde. Um prémio à boa liderança do Primeiro-Ministro que tem conseguido fazer deste país “um exemplo para a África e o Mundo” em termos de boa Governação, realçou Yohannes.
Um exemplo é o relatório do Doing Business 2012 em que Cabo Verde figura entre os dez países mais reformadores do mundo, pelo segundo ano consecutivo, com uma melhora de dez pontos em comparação com o ano anterior. Isso, graças ao programa de Reforma do Estado e ao Plano de Melhoria de Negócios encetado pelo Governo.
Também no que toca à liberdade de imprensa, à democracia e direitos civis o país tem sido invariavelmente bem avaliado pelas diferentes agências e instituições, nomeadamente, a Freedom House da Heritage Foundation, a Ibrahim Index da Fundação Mo Ibrahim, assim como, relatórios do FMI, do Banco Mundial, da ONU. Ainda esta quinta-feira a Afrosondagem publicou um relatório solicitado pela ONU sobre a Governação em África em que Cabo Verde posiciona-se nos lugares cimeiros.
Importa notar que, neste momento, há todo um trabalho feito no que toca à concepção dos projectos para financiamento do MCC e que permite a sua implementação imediata. Estes dois grandes projectos, Water, Sanitation and Hygiene-WASH (água e saneamento básico) e Land Management for Investment Project-LMI (gestão do solo) – com forte abrangência nacional e que terão um enorme impacto económico e social, pois trata-se de dois sectores fulcrais.
Durante esta semana o Governo irá divulgar mais detalhes sobre os projectos e os impactos esperados no desenvolvimento económico e social do país.