Notícias

“Acreditamos que a classe dos jornalistas e a sua associação tem, em si, a responsabilidade de contar a história, de ajudar a empoderar as instituições que fazem o trabalho técnico” – Abraão Vicente 

O workshop tem como convidada especial a jornalista da RTP, Paula Moura Pinheiro, realizadora do programa “Visita Guiada”, que vem partilhar o seu trabalho este sentido. 

“Comunicar o património cultural” deu o mote para juntar jornalistas, profissionais de comunicação de várias áreas e técnicos para o aprofundamento, durante a manhã desta terça-feira, 06 de dezembro, de forma a facultar as ferramentas essenciais para comunicar o património.

O workshop tem como convidada especial a jornalista da RTP, Paula Moura Pinheiro, realizadora do programa “Visita Guiada”, que vem partilhar o seu trabalho este sentido.

O mesmo é realizado em parceria com a associação sindical dos jornalistas (AJOC), uma vez que os profissionais de comunicação são a ponte de ligação entre a nossa história e o conhecimento por parte da população.

“Acreditamos que a classe dos jornalistas e a sua associação tem, em si, depositadas a responsabilidade de contar a história, de ajudar a empoderar as instituições que fazem o trabalho técnico”, afirmou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, na abertura do workshop.

O Governo de Cabo Verde trabalhou, nos últimos seis anos e, continua a trabalhar na reabilitação patrimonial dos edifícios históricos do país.

“Fizemos um programa de reabilitação de patrimónios históricos construídos a nível nacional, com base num mapeamento realizado pelo Instituto do Património Cultural, que ganhou visibilidade, quer no património histórico na Cidade Velha, quer nos vários municípios, priorizando monumentos centenários”, enfatizou o governante sublinhando a cooperação com Portugal, no restauro da Capela Gótica na Igreja Nossa Senhora do Rosário e, no financiamento total do Governo nos restantes 24 patrimónios históricos religiosos.

“Demos tanta importância à reabilitação patrimonial, nomeadamente ligado ao conjunto religioso, para mostrarmos o modo como a história de Cabo Verde está, também ela umbilicalmente, ligada à história da Igreja Católica”.

O workshop contou, também, com a intervenção da Diretora dos Museus, Ana Samira Baessa, que versou o tema “Conceitos do Património Cultural” e do jurista Marcelo Pina Araújo sobre “Normativas do Património Cultural”.