De acordo com Neves, está tudo a postos para que se possa dar arranque a essa cooperação, sendo que em breve deverão ser apresentados os primeiros projectos santomenses, com a colaboração de Cabo Verde, para financiamento, isso dentro do Programa Indicativo de Cooperação entre Luxemburgo com Cabo Verde, sendo que Cabo Verde será o responsável pela gestão dos fundos destinados a São Tomé e Príncipe.
Outra questão importante e que merecerá outras considerações e desenvolvimentos no futuro, é a cooperação tripartida entre Cabo Verde, São Tomé e Portugal, tendo em vista a resolução da situação dos "contratados" cabo-verdianos que depois de muitos anos ao serviço da colónia portuguesa, viu-se sem as pensões a que tinham direito e relegados ao abandono.
Patrice Trovoada encerra hoje a sua visita, regressando ainda esta manhã ao seu país. Uma visita curta, 24 horas, mas que, conforme frisou José Maria Neves, assinala um novo marco nas relações entre os dois países e povos.
Ver artigos relacionados:
Luxemburgo aceita proposta de cooperação tripartida com São Tomé (https://www.governo.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=2412)
Cabo Verde assume parceria estratégica com São Tomé e Príncipe (https://www.governo.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=2392)