No quadro de execução do Programa de Apoio ao Sector de Água e Saneamento (PASEA- CVE/82), realizou-se hoje, 03 de março, na sala de conferências do Ministério das Finanças, a 2ª reunião do comité de pilotagem, com o objetivo discutir as atividades implementadas em 2016, apresentar o plano das atividades para 2017 bem como, a apresentação da proposta de governação do programa.
Os Governos de Cabo Verde e do Luxemburgo decidiram no âmbito do IV Programa Indicativo de Cooperação 2016-2020 (PIC IV), definir um programa sectorial (o CVE/082) para prosseguir e consolidar os esforços envidados na fase do anterior Projeto CVE/078- Apoio ao Plano de Ação para Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.
O objetivo principal do CVE/082 é disponibilizar o acesso à água potável e ao saneamento para as populações de Cabo Verde, visando colocar esses serviços básicos (água e saneamento) à disposição das populações carenciadas e dos alunos das escolas primárias. As mulheres e as jovens raparigas são em geral consideradas como as pessoas que mais se beneficiam com esta melhoria.