Os pescadores de Santa Maria, na ilha do Sal, receberam na noite de ontem quinta-feira, 14 de setembro, a sua nova casa conforme prometido em 2022, aquando da primeira visita do Ministro do Mar à ilha. Na altura, durante o encontro com o Governante, os pescadores apresentaram o projeto que consideravam um sonho para a comunidade, dispor de um espaço condigno que servisse ao pescadores, peixeiras e família.
O presidente da Associação, que agradeceu ao Governo central e local pelo cumprimento da promessa, ressaltou os benefícios que esta obra trará as famílias dos pescadores de Santa Maria, às peixeiras, que poderão agora deixar os seus filhos no jardim anexo à estrutura, e vender o seu pescado, sabendo que os filhos estarão bem cuidados.
O Ministro do Mar por sua vez ressaltou que este sonho só foi possível graças ao “djunta mon” com a edilidade local e a associação de pescadores que foram incansáveis.
“Abraçamos o projeto por ter visto no rosto de cada pescador, a vontade de ter dignidade e formalizar o sector. Esta é a nossa missão concretizar, deixar um legado às futuras gerações, realizar obras simples como esta, mas com impacto na vida dos pescadores e da comunidade” ressaltou o Ministro do Mar, apelando ao cuidado com o património ora entregue.
“Continuaremos a trabalhar para o desenvolvimento do sector e de Cabo Verde”, finalizou o Ministro Abraão Vicente.
A construção da nova sede dos pescadores de Santa Maria foi cofinanciada pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, no valor de 4.500.000$00. Esta infraestrutura de apoio em terra, fruto de uma parceria entre o Ministério do Mar, Câmara Municipal do Sal e a Associação de Pescadores de Santa Maria.