Dando sequência à sua agenda da visita oficial às ilhas Canárias, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, manteve nesta segunda-feira diversos encontros de trabalho com autoridades deste arquipélago espanhol.
Nesta manhã foi recebido na sede da Presidência da Capital da Gran Canaria para se encontrar com o Vice-Ministro da Cultura e Desportos do Governo, Aurelio González, com o Secretágio-geral da Casa África, Ariadne Hernández, e também o Cônsul geral honorário de Cabo Verde nas Ilhas Canárias, Juan Cardenes.
Durante a reunião o Vice-Ministro, Aurelio González, destacou ao Ministro Abraão Vicente a excelente cooperação existente entre os dois arquipélagos, materializada em projetos de intercâmbio cultural, entre as quais a cooperação transnacional no domínio da gestão do património histórico e cultural, com o apoio da União Europeia.
O Vice-Ministro agradeceu, em nome do seu Governo, ao Abraão Vicente a sua presença nas Ilhas, destacando os laços de cooperação entre Cabo Verde e Canárias através da cultura, para além das fronteiras políticas nacionais, baseado numa memória e sensibilidade compartilhada num quadro de proximidade e de interesse comum.
De realçar, que o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas está em visita oficial a Las Palmas de Gran Canaria, de 4 a 8 de novembro. Na agenda, para além do aprofundar das relações da cooperação cultural, o Ministro leva vários projetos para procurar parceria, tais como:
Implementação das Incubadoras de Indústrias Criativas para Praia e Mindelo, o AME – Atlântico Music Expo, a preservação dos Monumentos e Sítios Nacionais, bem como a salvaguarda dos Centros Históricos.
Também, a promoção dos Negócios da Música com a marca “Made In Cabo Verde” será discutida, juntamente com os projetos de implementação dos Roteiros Culturais e dos Roteiros Turísticos Patrimoniais.
Entre outros projetos em carteira para discussão estão a ‘Cesária Évora’ Academia de Artes, a Feira Literária Morabeza, o Salão Anual de Design Crioulo, o Artesanato, design industrial e o design, mas também a Cultura, media, publicidade e os conteúdos digitais.