O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, foi agraciado na última sexta-feira (25) com a distinção “Peligrin de Gorée”, num ambiente festivo na ilha de Gorée, Património da Humanidade, em Dakar, Senegal. A distinção é justificada em reconhecimento ao papel da Cultura Cabo-verdiana, berço da crioulização da diáspora africana e foi entregue durante a sua participação na 8ª edição do Festival da Diáspora de Gorée, que aconteceu entre os dias 24 a 27 de novembro, em Dakar – Senegal.
Nas palavras do Presidente da Commune d’Arrondissement de Gorée, Augustin Senghor, esta distinção faz do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas um embaixador e cidadão honorário da Ilha e de toda a comunidade de Gorée. Na sua intervenção, Abraão Vicente realçou a história comum de Gorée e Cidade Velha e manifestou o desejo de uma maior cooperação institucional e cultural entre as duas comunidades.
A cerimónia foi presidida por Sua Excelência o Ministro do Trabalho, Diálogo Social, das Organizações profissionais e das Relações Institucionais de Senegal, El Hadji Mansour SY. Testemunhando a importância do acto, também estiveram presentes o Embaixador de Cabo Verde no Senegal, César Monteiro, e o Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Charles Akibodé.
O Festival da Diáspora de Gorée é um evento multidimensional compreendendo uma componente científica com conferências e debates, uma componente cultural e artística, incluindo concertos, exposições de arte e exibições de filmes, para além das componentes de reuniões e intercâmbios.