Notícias

Abraão Vicente preside assinatura do protocolo entre o Banco Cabo-verdiano do Atlântico e a Academia Cabo-verdiana de Letras

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, presidiu esta terça-feira a cerimónia de assinatura do protocolo entre o Banco Cabo-verdiano do Atlântico (BCA) e a Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) para a criação do “Prémio Corsino Fortes”, o maior prémio económico a ser atribuído em Cabo Verde, no valor de um milhão de escudos.

ABsite.jpg

Esta cerimónia foi o momento também da entrega do “Prémio BCA de Literatura” para o escritor cabo-verdiano José Luis Tavares, representado no evento por Adelaide Monteiro. Nesta primeira edição do concurso “Prémio BCA de Literatura” candidataram-se 33 escritores e José Luis Tavares venceu com a obra “Rua Antes do Céu”.

Este anúncio de renomear o prémio e passar o valor monetário de 500 contos para um milhão de escudos acontece no Dia Nacional da Cultura e das Comunidades sendo justificada como um incentivo aos escritores cabo-verdianos, em particular os mais jovens, a se inspirarem na vida e obra do grande intelectual, Corsino Fortes.