O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em representação do Governo, preside, segunda-feira, 18 de setembro, pelas 10hrs00 na Escola Técnica, João Varela, município do Porto Novo, ilha de Santo Antão, o ato de abertura oficial do Ano Letivo 2017/2018.
A abertura do novo Ano Letivo acontece em simultâneo, em todo o território nacional, com a participação de cada membro do Governo, com o propósito de mostrar que todos estão envolvidos no processo de implementação do novo projeto educativo.
O Ano Letivo 2017/2018 está marcado pelo arranque da implementação do Plano Curricular para o Ensino Básico Formal, a título experimental, que materialize o investimento do Governo a nível da língua portuguesa, de matemática, das ciências, perpetuando a integração de alunas e alunos numa sociedade cidadã e do conhecimento, preparando-o (a) para o mundo, conferindo-lhe também a possibilidade de desenvolvimento de competências na língua inglesa e francesa, desde o Ensino Básico.
Nesta deslocação à ilha de Santo Antão, o Ministro Abraão Vicente, vai dar continuidade aos encontros que vem encetando com os presidentes das câmaras do país.
E a propósito, tem agendado encontro de trabalho com os autarcas dos concelhos do Porto Novo, Paúl e Ribeira Grande e também com os artistas, agentes culturais e fazedores da cultura.
Esta é a primeira deslocação oficial do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas a Santo Antão. Na agenda concilia as visitas que tem efetuado aos vários municípios do país para auscultar os intervenientes da cultura, apresentar a nova política do Governo, concernente à cultura e indústrias criativas.
O MCIC ainda tem na agenda visitas a pontos de interesse patrimonial e cultural como: Ruinas do antigo Quartel Militar; Centro de Artes e Ofícios; Capela de São João Baptista; Capela de Água Doce; Futuras Instalações do Museu das Romarias; Aldeia Cultural Noz Reiz; Auditório da Câmara Municipal; Futuras Instalações da Escola da Música.