O evento aconteceu esta, quarta-feira, 22 de janeiro, nas instalações da Universidade de Cabo Verde.
Trata-se de uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, no âmbito do desenvolvimento do Compacto Regional de Cabo Verde, através da UDP e do IDJ.
De frisar que instrumento vai requerer uma forte parceria entre as Entidades Públicas, Câmaras Municipais, as organizações de jovens, organizações desportivas e organizações da sociedade civil.
Criará igualmente as condições para que o Compacto Regional contribua para otimizar a realização do potencial dos jovens cabo-verdianos e acelerar o crescimento económico inclusivo e sustentável e a redução da pobreza.
O instrumento fornecerá ainda ao Governo e às autarquias locais base essencial para adotar políticas públicas ajustadas às aspirações dos jovens cabo-verdianos.
Olavo Correia aproveitou o momento para fazer uma especial saudação à realização do workshop “que constitui uma oportunidade ímpar de partilha sobre os objetivos, os resultados e as orientações metodológicas do estudo. Com os principais atores nacionais da conectividade e do digital, as Câmaras Municipais e as entidades públicas com intervenção e interesse na juventude e em especial, as organizações desportivas e dos jovens de todas as ilhas”.
O Governante saudou ainda a escolha do INE para realizar os inquéritos sobre as aspirações dos jovens residentes e da diáspora e aguarda com elevada expectativa os resultados dos inquéritos e do estudo propriamente dito.
“Estamos certos de que criará condições para o reforço do diálogo e da complementaridade entre o Poder Central e Local e a adoção de políticas públicas e a implementação de projetos integrados que realizem as aspirações dos jovens cabo-verdianos e otimizem a realização do seu potencial”, concluiu