Notícias

Abertura da Formação: Gestão Cultural e Internacionalização da Cultura

O ato de abertura oficial da Formação – Gestão Cultural e Internacionalização da Cultura aconteceu esta manhã no Palácio da Cultura “Ildo Lobo” e foi presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, acompanhado da Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Caridad Batalla Junco.  

Formação_Gestão_Cultural.jpg

Durante a sua intervenção de boas-vindas aos formandos, o Ministro Abraão Vicente afirmou que uma política cultural bem estruturada é sempre a melhor política social para um país como Cabo Verde. “Quando se diz que Cabo Verde é um país de homens e mulheres da cultura, acredito que se planearmos e estruturarmos bem as atividades culturais teremos também uma grande política social em implementação.”

Para o Ministro é preciso pensar e começar pelas formações porque ainda há muito por fazer do modo como a cultura é projetada e o modo como pensa-se em torna-la uma atividade económica, numa primeira fase, e internacionalizar numa segunda fase. “A ideia de lançarmos essa formação tem por base a criação de duas incubadoras com startups em negócios ligados às indústrias criativas, e para isso é preciso que tenhamos instrumentos não só para conceptualizar mas também para implementar e leva-los ao mercado”, afirma o governante.

Esta formação, que é promovida em parceria entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas com a Embaixada de Espanha em Cabo Verde e a Cooperação Espanhola, tem por objetivo a internacionalização da cultura e o enfoque em:

Elementos para o desenho de um plano estratégico de internacionalização da cultura e boas práticas para promover o acesso aos circuitos e mercados internacionais da cultura.

Realizado pelo consultor espanhol Toni González, profissional muito reconhecido na área das artes cénicas e gestão internacional da cultura, esta formação procurará dar as ferramentas para o desenvolvimento de estratégias e boas práticas no âmbito da internacionalização da cultura.