Notícias

“A transição energética na mobilidade é uma das prioridades para Cabo Verde e para atingirmos as nossas metas até 2050” – MCIC, Abraão Vicente

Cabo Verde continua a trabalhar, afincadamente, para a transição para a energia verde.

Um desses passos está a acontecer com a implementação do Projeto de Promoção da Mobilidade Elétrica (ProMEC), levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE) e a aquisição de carros elétricos, incentivos na compra do mesmo e a colocação de postos de carregamento.

Um desses postos acaba de ser inaugurado no município de Tarrafal de Santiago, numa cerimónia simbólica presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em representação do Ministro da Indústria, Energia e Comércio, no âmbito das festividades de Nhu Santu Amaro.

Trata-se do 5º Posto de Carregamento para Veículos Elétricos só na ilha de Santiago e que garante ao utente total liberdade de manuseamento do mesmo, após transferir para o seu telemóvel (smarthphone) o aplicativo, escolhendo a hora ou a quantidade que se quer carregar.

“A transição energética na mobilidade é uma das prioridades para Cabo Verde e para atingirmos as nossas metas até 2050 e fazer com que, de facto, a paulatina transição de energias fósseis para energias renováveis seja uma realidade.”, afirmou o governante garantindo que o Governo de Cabo Verde está fortemente engajado na promoção de uma energia mais limpa e que será benéfico para todos.

O Governo está fortemente engajado na transição energética e está a investir de forma que o país tenha um “bónus ambiental” para o mar, para a atmosfera, ou seja, para o ecossistema.

“É um bom investimento e estamos empenhados no aceleramento deste processo. Esta é uma ousadia do Governo, dos municípios e do nosso país”.

O Projeto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde (ProMEC) é financiado pelo Mitigacion Action Facility, com a Assistência técnica da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ).

Tem como objetivo promover os Veículos Elétricos (VE) de forma a atingir uma quota significativa no parque automóvel de Cabo Verde, em alinhamento com a visão estratégica do país materializada na Carta de Política de Mobilidade Elétrica (CPME) e na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) visando contribuir para a redução da dependência dos combustíveis fósseis e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).