Notícias

“A Segurança é um conceito cada vez mais abrangente e exigente” – Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha

Com este exercício, o Governo quer refletir com a sociedade cabo-verdiana sobre os desafios estruturais, os objetivos e as metas que se pretende alcançar na próxima década.

No âmbito do Exercício Cabo Verde Ambição 2030, teve lugar na manhã desta segunda-feira, 06,  no Ministério das Finanças, o debate Estratégico “Defesa e Segurança”, copresidido pelos Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa, Luis Filipe Tavares.

Com este exercício, o Governo quer refletir com a sociedade cabo-verdiana sobre os desafios estruturais, os objetivos e as metas que se pretende alcançar na próxima década.

Mais concretamente no paradigma securitário, onde as ameaças são vastas e a estas somam-se outros riscos igualmente reais. O Ministro Paulo Rocha realçou a importância de, com este debate, fortalecer a nossa capacidade de “prevenir, antecipar e reprimir os diferentes fenómenos que possam colocar em risco a segurança nacional”.

O Ministro apelou ainda ao conceito de “consciência coletiva”, de que se impõe a aposta continuada na implementação de uma política pública integrada de segurança que, tendo como objetivo a prevenção da violência e criminalidade, mantenha o foco no cidadão, articule segurança, desenvolvimento e cidadania, promova os fatores de proteção e aposte em redes de parcerias para implementação de uma estratégia nacional de promoção local da segurança cidadã.

“A segurança, e mais ainda, o sentirmo-nos seguros, é um conceito cada vez mais  abrangente e exigente do ponto de vista dos setores que envolve e convoca e cada vez mais amplo, longe estando os dias em que se resumia à política de combate à criminalidade ou que se esgotava na atuação isolada dos serviços e forças de segurança.”

Relembramos que este ciclo de debates estratégicos tem como objetivo essencialmente criar um ambiente de reflexão, discussão, parcerias e compromissos estratégicos da Segurança e Defesa & Justiça e Paz Social com impacto na Agenda Estratégica do Desenvolvimento do Capital Humano, enquanto acelerador do Desenvolvimento Sustentável no Horizonte 2030.