O Novo Centro de Saúde de Achada Grande Trás, assim como os Centros de Saúde da Achada de Santo António, da Achadinha, de Ponta d´água e de Tira Chapéu, foi financiado no âmbito de uma parceria com a União Europeia em cerca de 60 mil euros e vai colocar vários serviços de saúde familiar e preventiva, ao dispor da população.
Num ambiente de festa, com a população de Achada Grande Trás a comparecer em peso, testemunhando a importância daquela infra-estrutura, o Chefe do Governo realçou, mais uma vez, o objectivo do Governo de continuar a melhorar a qualidade dos serviços prestados a nível da saúde no País, introduzindo mais técnicos da saúde, bem como mais especialidades médicas, a bem dos cabo-verdianos.
Assim, José Maria Neves aproveitou para enaltecer os ganhos conseguidos pelo país em matéria da saúde e especialmente os projectos levados a cabo por este Executivo, comprovando e reafirmando o seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida das populações das ilhas.
Nesta senda, o PM lembrou os outros quatro Centros de Saúde recentemente inaugurados na cidade da Praia, todos dentro do projecto "Saúde Urbana da Praia", e co-financiados pelo Governo e a União Europeia, e realçou também outras obras recentemente lançadas ou inauguradas. São o caso da nova Central de Consultas e da nova maternidade do Hospital Agostinho Neto na Praia.
"Também neste momento está-se a construir o novo Centro de Saúde no Tarrafal e está-se a reformar o Centro de Saúde de Santa Cruz, ambos na ilha de Santiago", recorda. Esta aposta na saúde por parte deste Governo e que já está sendo considerada uma verdadeira revolução está a ser estendida por todo o país, com novas infra-estruturas a serem executadas também no Maio, assim como na Boavista e nos Mosteiros, na ilha do Fogo, todos Centros de Saúde com a mesma qualidade das recentemente inauguradas na Praia.
Além desses, o Hospital Regional de Santiago-Norte em Santa Catarina é realidade há algum tempo, o Hospital Regional do Sal está em fase de conclusão, entre outras obras que já foram iniciadas ou que serão iniciadas em breve.
Mais 50 enfermeiros em Março
O Ministro do Estado e da Saúde, Basílio Ramos, centrou o seu discurso no esforço por parte do seu Ministério e respectivo Governo em dotar o sistema de mais médicos, mais enfermeiros e outros técnicos de saúde.
Sendo assim, mais 50 enfermeiros deverão iniciar actividade em meados de Abril sendo que "daqui a um ano teremos mais cem enfermeiros no Sistema de Nacional de Saúde".
"A saúde tem estado a dar enormes saltos em Cabo Verde, basta lembrar que em 1975 haviam seis médicos para toda a ilha de Santiago, todos sitiados na Praia" e muitas ilhas nem sequer possuíam médicos, sublinha Ramos. Especialidades e serviços como a Hemodiálise estão a ser introduzidos no país.
Recorda-se ainda que no mês de Janeiro o PM, José Maria Neves, esteve em Cuba onde entre outras questões, esteve a negociar com o Governo cubano a edificação de uma Escola de Medicina em Cabo Verde, um projecto em parceria com a Universidade de Cabo Verde. A futura escola contará com todo o apoio técnico da Cuba. O Governo de Raul Castro ainda garantiu mais vagas para a formação e especialização de médicos cabo-verdianos.
"A continuar com essa dinâmica conseguiremos alcançar os nossos objectivos em matéria da saúde", conclui Neves.