Notícias

“A prevenção é de facto e melhor forma de combater os abusos contras as Crianças e adolescentes, assim como a Educação” – Ulisses Correia e Silva

O Primeiro Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva, participou esta sábado, em dois momentos, nas actividades que assinalam o Dia Internacional da Criança Inocente Vítima de Agressão e Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, a 4 de junho, e que decorreu na ilha do Sal.

O Primeiro Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva, participou esta sábado, em dois momentos, nas actividades que assinalam o Dia Internacional da Criança Inocente Vítima de Agressão e Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, a 4 de junho, e que decorreu na ilha do Sal.

Primeiro, no encontro com os operadores turísticos, instituições governamentais e não governamentais, e artistas que participaram na atribuição dos prémios CVMA, organizado pelo ICCA. “Não podia deixar de participar nesta campanha de sensibilização e prevenção”, declarou o Primeiro Ministro, ciente de que a sua presença no evento “representa o engajamento do Governo e das Instituições públicas relativamente a esta problemática que é uma causa nacional”.

De acordo com Ulisses Correia e Silva, o Governo e o Parlamento têm estado a actuar para pôr cobro a esta situação. “Estou a falar de leis recentemente aprovadas que agravaram as penas, nos casos de condenação e na criação de condições normais para os casos de denuncias”, disse, acrescentando que é preciso trabalhar todas as outras vertentes. “A comunicação, a sensibilização, a responsabilidade parental e familiar, a própria sociedade se engajar nesta problemática como uma causa”, frisou.

“Mas a prevenção é de facto e melhor forma de combater esses abusos, assim como a Educação”, sublinhou. “As crianças em idade escolar devem ir para a escola”.

Por isso, o Executivo tomou a medida de tornar gratuita o ensino básico e secundário até o 12.º ano. “Com isso, retiramos qualquer barreira financeira no acesso á educação. Temos ainda de reduzir o abandono escolar, garantir que as crianças frequentem os estabelecimentos de ensino”, concluiu. Daí, a acção social também ser importante. “O transporte escolar, a alimentação, os kits escolares, a assistência na saúde, tudo isso é importante para não haver abandono, mas sim, sucesso escolar”, disse ainda o Primeiro Ministro que teve ainda um segundo momento, desta vez com os alunos e adolescentes dos liceus da ilha do Sal.

O “Diálogo dos Adolescentes com o Primeiro Ministro”, sobre o Tema: Medidas adotadas pelo Governo no combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” que decorreu também em Santa Maria e que teve por objetivos, promover o diálogo e a participação ativa das crianças e dos adolescentes nas questões de prevenção e combate à violência sexual, e conhecer a visão e o papel do Governo e dos responsáveis pela proteção da Infância nesta matéria.

Para o Chefe do Governo a conversa “foi muito interessante”. “Vê-se que estão atentos e se interessam pelo tema. Colocaram algumas questões difíceis, mas elas representam um ganho, cada vez mais, da consciencialização sobre o problema, o que é meio caminho andado para termos sucesso e reforço em termos de protecção”, referiu.

“A consciência, e depois a capacidade de influenciar para o resto da sociedade, nomeadamente, no ambiente familiar, no ambiente escolar, fazer com que abusos e violências caso existam, não caiam na impunidade e na normalização social. É preciso denunciar, não calar diante dos casos”, apontou Ulisses Correia e Silva.

“Espero que momentos como este continuem e se multipliquem, em todo o país, para que a escola não seja apenas um lugar do ensino-aprendizagem, mas sim da aprendizagem para a vida. E essas questões têm a ver com a vida dos jovens e dos adolescentes”, finalizou.