Defendeu ainda, que “a prestação do serviço militar constitui uma importante escola de cidadania, de virtudes patrióticas, de hábitos de disciplina e de obediência, necessários para construir um país forte e coeso”.
Ao presidir, na manhã deste domingo (8 de maio de 2022) á cerimónia de Juramento à Bandeira da 1ª Incorporação Militar de 2022, a Ministra de Estado e Ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis, ressalvou que, para além de configurar o cumprimento de um dispositivo constitucional, a passagem dos jovens pelas fileiras das Forças Armadas “representa também uma oportunidade para a construção de uma carreira militar profícua”.
É neste sentido que enumerou um conjunto de oportunidades de capacitação e formação que têm sido ministradas no quadro da cooperação técnica militar com os parceiros internacionais e da reforma do Programa Soldado Cidadão para abranger cursos profissionais de capacitação, por forma a “munir os jovens militares, de ferramentas que facilitem a sua inserção no mercado de trabalho e na vida civil, após a sua passagem à disponibilidade”.
Por esta razão, lançou aos jovens o repto de abraçarem as oportunidades e a tirarem bons dividendos da entrada nas Forças Armadas. Defendeu ainda, que “a prestação do serviço militar constitui uma importante escola de cidadania, de virtudes patrióticas, de hábitos de disciplina e de obediência, necessários para construir um país forte e coeso”.
Nesta cerimónia que decorreu no Centro de Instrução Militar Zeca Santos, foram entregues os prémios aos melhores soldados de cada especialidade e feita a demonstração de alguns exercícios militar.