Notícias

“A nossa obrigação, enquanto Governo, é tentar igualar as condições em todas as regiões”: Ministro do Desporto

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que esteve de visita esta quinta-feira, 04 de maio, ao concelho de Santa Catarina de Santiago, para conhecer de perto a realidade desportiva deste município, anunciou algumas medidas, visando melhorar e igualar as condições desportivas nos municípios.

Uma das medidas anunciadas é a paragem do processo de construção de Estádio Municipal de Cumbém (Santa Catarina), porque as obras, iniciadas em 2006, não são seguras e apresentam muitos problemas técnicos. Segundo Elísio Freire, foram investidos, pelo anterior governo, cerca de 53 mil contos, “que hoje poderiam ser fundamentais para infraestruturar melhor o concelho de Santa Catarina, mas que infelizmente esse montante não conseguiu dotar o município com um estádio em condições”. Adiantou que vai se arranjar um novo espaço para a construção do estádio municipal.

Para já e, em concertação com a Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, conforme Fernando Elísio, o Governo compromete-se em comparticipar na melhoria de infraestruturas desportivas no concelho e que no quadro do Orçamento de Estado para 2018, vai apoiar no processo de arrelvamento do estádio de Chã de Tanque.

“Esta região de Santiago Norte (concelho de Santa Catarina) tem muitas dificuldades devido a falta de infraestruturas desportivas. Não teve infraestruturação desportiva a nível da sua população e a nível de importância que tem no país. A nossa obrigação, enquanto Governo, é tentar igualar as condições em todas as regiões. Vamos apostar fortemente em melhorar e qualificar as infraestruturas nas regiões, melhorar e qualificar a qualidade do desporto, bem como a prática de atividade física na região”, garante o Ministro do Desporto.

A nível nacional, Fernando Elísio adiantou que o Governo está a dar passos significativos no sentido de dar conteúdo ao Centro de Rendimento no Estádio Nacional, anunciando que no mês de junho virão uns técnicos especialistas em atletismo, (que vai ser modalidade piloto) para dar início a um processo de prospeção daqueles que têm maiores potencialidades.

Juntamente com os municípios, escolas e pais e encarregados de educação, vai se criar um quadro de prospeção de atletas colocando-os no Estádio Nacional a treinar, ao mesmo tempo que continuem os seus estudos. Para isso, lembrou que há um programa específico, o Bolsa Jovem Atleta, que já está regulamento e que será levado ao Conselho de Ministros para aprovação e aliado a este programa há o Regime de Atleta de Alta Competição, destinado aos atletas que trabalham ou que estudam.

“Para fazermos um casamento perfeito entre o Centro de Alto Rendimento, a Prospeção, a Bolsa Jovem Atleta e o Regime de Alta Competição dos nossos Atletas, e assim teremos todas as condições, e no futuro poderemos vir a ter mais campeões, e esperamos que sim”, diz o ministro.

Durante a visita, o Ministro anunciou que dentro do programada nacional de atividade física e desporto, o Governo, em parceria com as Câmaras Municipais e as escolas, vai desenvolver ações de formação para monitores de atividade física e desporto para serem ativistas da atividade física e desporto de modo a levar a desporto a todas as localidades e escolas do país.

Acrescentou ainda que Governo vai apostar na melhoria e qualificação das infraestruturas desportivas no sentido de criar condições para pratica de todas as modalidades desportivas. “A intenção do Governo é fazer com que haja atletas especializados em varias modalidades”.

A criação do regime de segurança social para desportista é também uma das medidas anunciadas pelo Ministro do desporto durante a sua visita ao Concelho de Santa Catarina de Santiago. 

Além da visita às infraestruturas desportivas, o Ministro de Desporto reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal local e a sua equipa e manteve um encontro com as forças vivas do desporto do concelho.