Notícias

Foi homologado o protocolo de cooperação para o “Restauro Capela Gótica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário”

Na tarde desta terça-feira, 15 de janeiro, foi dado mais um passo para a preservação dessa cultura e dessa história, com a homologação do protocolo de cooperação para o “Restauro da Capela Gótica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário”, sito no único sítio elevado a Património Mundial da Humanidade, Cidade Velha, que este ano completa 10 anos da sua inscrição na lista da UNESCO.

“A nossa missão não é só restaurar, mas fazê-lo bem e devolver uma parte museológico à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Cabo Verde, à medida dos critérios internacionais”, afirmou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, para quem esse protocolo de cooperação permite a concretização de um trabalho e a partilha do conhecimento. “Hoje celebramos essa memória histórica e percurso”, continuou.

A Capela Gótica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário é um exemplo raro na África Subsariana e o protocolo ora homologado entre o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente e a Secretária do Estado para os Negócios Estrangeiros e Cooperação Portuguesa, Teresa Ribeiro, para além da componente financeira, também permite capacitar técnicos nacionais em conservação e restauro de edifícios históricos.

“Sabemos bem como a cultura é importante para Cabo Verde e como Cabo Verde olha para a cultura como um ativo estratégico para o país, merecendo toda a atenção e o esforço necessário para que possa ser fruído pelo conjunto da população”, disse a Secretária de Estado de Portugal, Teresa Ribeiro.