Ao concluir, ontem, 19, uma visita de três dias à Região Sanitária de Santiago Norte, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse ter constatado que “a melhoria dos cuidados de saúde na região está sendo concretizada”.
Ao concluir, ontem, 19, uma visita de três dias à Região Sanitária de Santiago Norte, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse ter constatado que “a melhoria dos cuidados de saúde na região está sendo concretizada”.
“Termino esta visita de três dias à região, sem dúvidas, com satisfação de ver que a visão que nós queremos de ter melhoria dos cuidados de saúde na região, está sendo concretizada”, e isso é visível destacou Arlindo do Rosário, porque “existe coordenação, existe trabalho de equipa e liderança”.
Com progressos significativos na área da saúde, de acordo Arlindo do Rosário, a região santiago norte “tem os ingredientes necessários para nos encher cada vez de mais otimismo e certeza de que este é o caminho para fazer esta região sanitária, que já é uma região com indicadores bons a nível de Cabo Verde, mas mais do que indicadores queremos que a população sinta o esforço dos profissionais de saúde e dos nossos parceiros e de toda a população, para que tenhamos mais e melhor saúde em Cabo Verde” acrescenta.
“A nossa preocupação, queremos dentro do possível cada vez mais levar os cuidados de saúde às comunidades mais distantes, e não centralizar os serviços somente nos centros de saúde, pois isso tem impacto não só no que diz respeito ao acesso geográfico, mas também ao acesso económico das pessoas” concluiu o ministro Arlindo do Rosário.
Questionados sobre os recursos, o governante disse que isso vai sempre continuar sendo um problema em Cabo Verde, “não vamos conseguir ter sempre todos os recursos disponíveis, mas aqui sente-se fundamentalmente o engajamento, a liderança e a vontade de se fazer”.
De realçar que, neste último dia da sua deslocação à região norte, o ministro da saúde reuniu com os responsáveis das estruturas de saúde dos concelhos de São Miguel e do Tarrafal, e foi recebido em visita de cortesia pelos presidentes das câmaras municipais dessas duas localidades.
O ministro enfatizou a importância do poder local e do excelente trabalho feito em prol da saúde através da forte parceria entre as câmaras municipais e as estruturas de saúde locais, “eu diria que o concelho de São Miguel está se a transformar em um concelho modelo, no que desrespeito aos municípios saudáveis, com um trabalho meritório a nível determinantes de saúde, nomeadamente, o saneamento, criação de espaços de laser, área de habitação entre outros” afirmou.
Durante três dias, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, cumpriu um programa de trabalho nos seis Concelhos (São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, São Miguel e Tarrafal) da Região Sanitária Santigo Norte, acompanhado da Diretora Geral do Orçamento Planeamento e Gestão do ministério, do Diretor da Região Sanitária de Santiago Norte e do Diretor Financeiro do ministério.