Notícias

“A matemática é essencial para prossecução dos estudos em qualquer área de conhecimento”, Ministro Amadeu Cruz

A afirmação é do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, ao presidir ontem, 22 de julho, a cerimónia de abertura da quarta edição do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde. O evento é promovido pela Universidade de Cabo Verde e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, contando com a parceria institucional do Ministério da Educação.

Amadeu Cruz congratulou com a organização da quarta edição do Campos da Matemática porque ajuda os alunos do ensino secundário a quebrarem a ideia de que a matemática é uma disciplina difícil, lembrando que na reforma educativa, em curso, foi introduzida a matemática como disciplina obrigatória em todas as áreas de conhecimento.

O Ministro sublinhou que os jovens cabo-verdianos devem ter o domínio da matemática para poderem integrar nas dinâmicas internacionais, ingressarem nas universidades sem grandes dificuldades, mas também para poderem ter um pensamento critico, sistematizado e lógico sobre a realidade social e económica do nosso país.

“Os jovens têm abertura para a aprendizagem, então é muito importante criarem iniciativas, resolverem problemas complexos através de dinâmicas muito mais apelativas e interessantes e devem entender a importância transversal da matemática em todas as áreas de conhecimento”, avançou o governante.

Com estas dinâmicas os estudantes acabam por criar e ter maior apetência à partilha de fórmulas para resolver problemas práticos do quotidiano, por isso, apelou a iniciativas dessa natureza, não apenas no domínio da matemática, mas também de outras ciências e mesmo a nível das línguas, assegurou o titular da pasta da educação.

“O Governo tem apostado no reforço das competências científicas e linguísticas, através da reforma educativa, a fim de se proporcionar uma educação de qualidade que resultasse em competências relevantes na formação dos jovens para os desafios do futuro”, finalizou.

De referir que a quarta edição do Campos da Matemática Gulbenkian Cabo Verde conta com a participação de 68 alunos e 28 professores do Ensino Secundário, visando promover atividades que estimulem o interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano.