Notícias

“A ciência é fundamental para o desporto de qualidade” – Ministro do Desporto in «Semana em Formação – Cultura e Desporto»

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que presidiu nesta segunda-feira, 11 de setembro, o ato de abertura da «Semana em Formação – Cultura e Desporto», enfatizou que a ciência é fundamental para o desporto de qualidade, ou seja, numa conciliação entre o desporto de valores e o desporto de competições.

“Cabo Verde já está a desenvolver a nível do desporto, nas universidades, a Ciência do Desporto e a Educação Física com várias valências, mas ainda é preciso muito trabalho de organização de gestão e articulação entre o desporto, a educação e a economia”, salientou Elísio Freire, considerando que esta «Semana em Formação – Cultura e Desporto» será de grande valia uma vez que tratará destes temas fundamentais que contribuirão, por um lado, para o desporto de valores e, por outro, para o desporto de competições.

A «Semana em Formação – Cultura e Desporto» decorre de 11 a 16 de setembro próximo, no auditório da Federação Cabo-verdiana de Futebol, junto ao Estádio da Várzea, é promovida pelo Ministério do Desporto, através da Direção Geral dos Desportos, com alto patrocínio da Presidência da República de Cabo Verde.

No seu discurso de abertura e em jeito de boas-vindas ao formador especialista português em Ciência do Desporto, José Neto, convidado para ministrar aulas neste evento, Fernando Elísio Freire, enfatizou que “é uma honra receber um docente com as suas referências em Cabo Verde, no sentido de dar força e alento para o caminho que queremos trilhar no setor do Desporto”.

O caminho que Cabo Verde quer trilhar é o de sucesso, destacou o governante, para quem o país “quer fazer do desporto uma escola de valores e de cidadania, uma escola de promoção e ascensão social, capaz de gerar riquezas e afirmar o nosso país no mundo”.

O Ministro considerou a participação deste Doutor em Ciência do Desporto fundamental na «Semana em Formação – Cultura e Desporto», pois reiterou que a exigência de um desporto de qualidade tem de ser enquadrada na ciência, particularmente na fase da preparação, da filosofia, da cientificidade, da programação, ou seja, daquilo que são os valores basilares do desporto.

De referir que o evento é dirigido, sobretudo, a treinadores e árbitros de futebol, professores de educação física e monitores de educação física. A formação é dividida em sete importantes temáticas que cobrem desde aspetos históricos e evolutivos do desporto e da atividade física, as nuances psicológicas e técnicas para o sucesso no desporto, a importância da atividade física na prevenção de doenças, assim como aspetos ligados à metodologia de treino físico e psicológico dos árbitros de futebol, etc.

O formador Professor José Neto que, após a abertura do evento ministrou uma Aula Magna, é Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior (2011). Fez a Licenciatura em Educação Física na Universidade do Porto em 1981 e o 1º Mestrado em Psicologia do Desporto na Universidade do Minho em 1997. Possui o Nível IV de Treinadores de Futebol UEFA-PRO e realizou o curso de Formadores e Instrutores da UEFA em Barcelona.

Pertenceu, ainda, às equipas técnicas do FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães, com as funções de Observador, Análise do Jogo e Metodologia do Treino Físico.