Notícias

“A atribuição de Medalha de Mérito Cultural 1º Grau a Jorge Martins, Olga Fortes e César Lélis, do Grupo de Teatro Juventude em Marcha, é merecido e justo” – MCIC, Abraão Vicente

Mais do que um grupo, Juventude em Marcha é uma marca da cultura de Cabo Verde. E, no dia em que o grupo completa 40 anos, o Governo de Cabo Verde, entregou Medalha de Mérito Cultural 1º Grau a três figuras marcas – César Lélis, Olga Fortes e Jorge Martins.

Um momento simbólico carregado de emoção e que espelha o reconhecimento do povo cabo-verdiano para com este grupo que além da marca cultural de Cabo Verde foi, durante muito tempo, dinamizador da língua materna, da cultura e do teatro nacional.

Coube ao Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em representação do Governo, fazer a entrega das três medalhas e o certificado.

“Sinto-me privilegiado de estar aqui, em nome do povo cabo-verdiano, para este ato de justo e merecido reconhecimento”, afirmou o Governante.

Momento em que o grupo, na voz de Jorge Martins, manifestou total gratidão pelo reconhecimento.

Para o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca Juventude em Marcha transcende Santo Antão e Cabo Verde. “Este é um tributo a todos os companheiros” que fizeram e fazem parte deste grupo num “dos momentos mais altos” da cultura de Porto Novo”.

O Governante espera que os mais jovens se inspirem e tenham como exemplo o Juventude em Marcha.

“Pelos sacrifícios, pela língua, pelo trabalho que fizeram pelo teatro, pela cultura, pela internacionalização da nossa cultura, pela dignidade, emoção e pela aprendizagem, expresso minha gratidão e orgulho. Mostraram que este é um momento grande e simbólico não só para vocês, mas para todo o povo de Santo Antão e Cabo Verde”.

Durante o final de semana o Grupo Juventude em Marcha realizou um conjunto de atividades celebrativas para marcar os 40 anos.