Ao presidir a abertura da Conferência sobre a Importância da Aeronáutica Militar para a Defesa, ato central das celebrações do Dia da Defesa Nacional, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis ressalvou todo o trabalho que tem sido feito para fazer a implementação da aeronáutica militar frisando que “o projeto de aquisição da nossa aeronave é tão importante”, “porque vai permitir que a gente reforce aquilo que é a nossa estratégia defensiva”.
Realçou igualmente que este projeto “vai permitir reforçar a vigilância e o patrulhamento da nossa Zona Económica Exclusiva” e “garantir mais eficiência e eficácia nas buscas e saneamento”.
Segundo a Ministra Janine Lélis a nova aeronave “vai também permitir-nos ter uma presença mais robusta, e empoderar “em termos de eficácia e eficiência a nível das operações militares”.
“É um conjunto aqui de inovações que nós também vamos poder ter a partir disso, que introduz algo novo na organização e que nos faz perspetivar ainda um caminho que nós temos para percorrer”.
Na sua intervenção referiu ao conjunto de atividades que estão sendo desenvolvidas a nível da Defesa, nomeadamente do novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional que “mostra as nossas fragilidades, aponta aquilo que são as ameaças, mas também indica as nossas forças e organiza as coisas de forma que haja uma ação concertada do Estado para que, de forma articulada, se possa trabalhar para esta defesa.
A Conferência foi encerrada pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Monteiro.