Notícias

“Nenhuma espécie de tubarão está em risco de extinção nas águas nacionais” – Ministro Jorge Santos 

Esta declaração foi proferida pelo Ministro do Mar em conferência de imprensa ontem no Mindelo, vem refutar notícias e reportagens veiculadas em alguns órgãos de comunicação e disseminadas nas redes sociais, citando estudos que apontam para a existência de espécies de tubarões em risco de extinção.

Segundo o governante, nenhum dos dados fornecidos pela Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, pelo Instituto do Mar e pela própria ICCAT (Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico) comprovam esta informação, que considera infundada e desprovida de fundamentação cientifica.

Ainda, durante o encontro com jornalistas, o Ministro do Mar informou que o Governo de Cabo Verde acaba de aprovar em Conselho de Ministros o decreto-lei do novo acordo de pesca com a União Europeia para o período entre 2024 e 2029.

O referido acordo, acrescentou, é vantajoso para ambas as partes, sendo que, do lado de Cabo Verde, a compensação financeira recebida da UE, à qual se acrescentam as taxas pagas por cada um dos navios que pescam na nossa ZEE, é investida no crescimento do setor pesqueiro do país, através do Fundo Autónomo das Pescas (FAP).

Fibragem de grande parte dos botes registados no país, motorização de embarcações, cuja taxa se encontra em 75%, apoio à construção de casas de pescadores e abrigos, máquinas de produção de gelo e de conservação de pescado, meios para transporte seguro e higiénico do produto da pesca, entre outros exemplos foram apontados pelo Ministro que acredita que os pescadores nacionais entendem as vantagens que o acordo de pesca traz para o setor.

Esta conferência de imprensa foi realizada em forma de balanço das comemorações do Dia Nacional do Pescador, celebrado no passado dia 5 e assinalado em quase todas as comunidades piscatórias do país, como forma de reflexão sobre o presente e, acima de tudo, o futuro do setor responsável por grande parte da saúde alimentar do país.

Cabo Verde contabiliza 4.062 pescadores ao nível artesanal e 1.035 pescadores industriais, totalizando 5.097 pescadores ao nível nacional. O País conta ainda com 1.463 embarcações de boca aberta e 127 navios semi-industriais e industriais, sendo uma reduzida minoria pertencente a operadores nacionais. E é neste sentido que o Governo de Cabo Verde quer apostar fortemente na industrialização da frota pesqueira do país, tendo iniciado os contatos com potências operadores e com instituições financeiras, rematou o Ministro do Mar, Eng. Jorge Santos.