A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, destacou a importância da modernização e capacitação das Forças Armadas de Cabo Verde. Com uma visão estratégica, o Governo visa garantir maior eficácia e prontidão, fortalecendo as capacidades de defesa e segurança do país, fundamentais para a estabilidade e o desenvolvimento nacional.
Na sua intervenção a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis destacou a importância do “papel multifacetado” que as Forças Armadas “desempenham na manutenção da estabilidade e para o desenvolvimento do nosso país, na defesa e segurança e, enquanto “pilar fundamental para o Estado de Direito Democrático”.
Falando dos ganhos, ressaltou que “os desenvolvimentos na instituição castrense, traduzem a visão estratégica do Governo em modernizar e capacitar as Forças Armadas”. Fez referência ao programa de governação já cumprido com o objetivo de “imprimir maior eficácia, motivação e garantir a prontidão, fundamentais á existência das Forças Armadas”.
Olhando para os desafios da defesa, assegurou que será necessário “reforçar as competências e capacidades das Forças Armadas”, tendo mencionado que será “essencial a elaboração de um plano de formação geral, que contemple todas as valências e competências essenciais, não só para as Forças Armadas, mas também para o país”.
Mencionou o ganho a ser conseguido com a operacionalização do Guardião e a chegada da nossa aeronave e anunciou a inclusão “nas operações das nossas forças, aeronaves não tripuladas, os chamados Drones” e, a capacitação dos militares “para esta inovação, especialmente no domínio da vigilância”.
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional enfatizou igualmente os esforços que têm sido feitos “para dotar o país e a instituição castrense da Lei de Programação Militar, de um Conceito Estratégico Militar e do seu Dispositivo de Forças, instrumentos que são fundamentais para a questão da planificação e resposta”.
“Estamos a empoderar as Forças Armadas e a estreitar os laços, destas com a sociedade cabo-verdiana”, garantiu a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, reiterando que se está-se também a promover e aumentar a “confiança”.
Igualmente reconheceu “os homens e mulheres que dedicaram suas vidas a servir a pátria com coragem, com disciplina e com um compromisso inabalável, com os valores de lealdade, bravura e excelência”.