Notícias

Jorge Santos visita porto de Sines (Portugal) e confirma “um bom exemplo” para se refletir no processo de subconcessão dos Portos nacionais

No quadro da sua agenda de trabalho em Portugal, o Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, visitou ontem, segunda-feira, 28, o Porto de Sines, o maior Porto de Portugal, o único de águas profundas nesse país europeu, importante parceiro de Cabo Verde.

Durante a visita, o Ministro que se fez acompanhar de uma delegação da ENAPOR e do Diretor Nacional de Políticas do Mar, pôde, in loco, conferir que o Porto de Sines está dotado de um conjunto de terminais de até 28 metros de profundidade, desempenhando um papel determinante na marca internacional dos Portos portugueses.

O Ministro teve oportunidade de vivenciar a dinâmica deste Porto com operações 24/24 horas ao longo de todo o ano, e com capacidade para receber os maiores navios do mundo de até 350.000 Dwt.

O Porto de Sines dispõe de terminais de gás natural, contentores, multipurpose, recreio, pesca, petroquímico e granéis líquidos, e 5 dos seus Terminais estão concessionados ao setor privado.

No decurso da visita e decorrente de encontro mantido com a Administração do Porto, o Ministro pôde conferir o que considera ser um “bom exemplo” para Cabo Verde refletir no processo de subconcessão dos Portos nacionais.

Também ontem, o Ministro visitou, em Lisboa, os Estaleiros Navais do Grupo ETE, que opera em Cabo Verde através da CV Interilhas, na concessão dos serviços de transporte público de passageiros e cargas.

Já hoje e amanhã, quarta-feira, 30, o Ministro é um dos convidados da Fundação Carlos Albertino Veiga, para o Ocean Summit 2024, iniciativa que acontece no Planetário Museu de Marinha, em Lisboa, um evento internacional que vai reunir especialistas de renome oriundos de quatro continentes, e que promete impulsionar novas descobertas sobre os oceanos e criar oportunidades inéditas para a partilha de conhecimento e inovação.