Notícias

Ministra da Saúde encerrou o II Simpósio Internacional da Escola Universitária Católica de Cabo Verde 2024

O encerramento teve lugar na sexta-feira, 25 de outubro, depois de 2 dias de encontro entre académicos, especialistas e cristãos nacionais e internacionais em torno de diversos temas ligados à humanidade e à fé. A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que também tem a responsabilidade do Governo na relação com as Confissões Religiosas, assumiu na sua conferência que este tema transcende a espiritualidade e ressoa profundamente nas vidas e no serviço público que se deve prestar às pessoas, ao considerar que a vida de Maria, desde a Anunciação até o Pentecostes, é um testemunho de entrega total, humildade e dedicação ao bem comum.

Retratou Maria como um exemplo de extrema relevância para todos os servidores públicos, especialmente onde a prontidão e o espírito de serviço são fundamentais.

Filomena Gonçalves destacou São João Paulo II na sua catequese sobre Maria, o “fiat” de Maria como a manifestação mais clara da sua disponibilidade à vontade de Deus, uma submissão que não é passiva, mas sim ativa e consciente, um ato de fé total.

Disse ainda que, no contexto de um país como Cabo Verde, onde os desafios são significativos e as necessidades da população exigem um compromisso total com o bem comum, parafraseando o Papa São João Paulo II, a humildade não é uma atitude passiva ou de subserviência; pelo contrário, é uma disposição ativa de reconhecer as próprias limitações, colocando as necessidades dos outros em primeiro lugar.

“Os servidores públicos, especialmente no setor da saúde, por exemplo, enfrentam diariamente desafios de infraestrutura, limitações orçamentais e uma demanda crescente por serviços. A humildade, tal como exemplificada por Maria, inspira os profissionais de saúde a colocar as necessidades da população acima das suas próprias, reconhecendo que o seu papel não é de autopromoção, mas de serviço.”

Concluiu exortando a plateia a olhar para Maria como exemplo de humildade que ensina que a verdadeira liderança não reside no poder, mas no serviço ao bem comum, algo fundamental em um país como Cabo Verde. O II Simpósio Internacional da Escola Universitária Católica de Cabo Verde decorreu de 23 a 25 de outubro sob o lema “Teologia Política da Fé, Humanismo Cristão e Ciências Religiosas” para aprofundar estudos sobre os fundamentos da Doutrina Social da Igreja, tendo a figura de Maria como modelo de disponibilidade e serviço à humanidade, entre outros.