Notícias

Dia Mundial da Alimentação – “Direito aos alimentos para uma vida e futuro melhores: Não deixar ninguém para trás”

O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado, hoje, 16 de outubro, na Praia, com a realização de uma Conferência sob o lema “Direito aos alimentos para uma vida e futuro melhores: Não deixar ninguém para trás”. O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, em representação do Ministro da Agricultura e Ambiente, presidiu ao ato de abertura desta conferência, destacando os desafios dos sistemas agroalimentares impostos pelas crises.

“Para fazer face às crises, o Governo de Cabo Verde adotou várias medidas de política pública, como a subvenção do preço do milho e da ração animal, o reforço da capacidade efetiva de stock de cereais a granel, a manutenção dos atuais níveis de preços do trigo e do milho, o reforço das refeições nas cantinas escolares e o apoio institucional aos operadores económicos importadores.”

Além disso, o Ministro destacou os avanços do país em matéria de segurança alimentar e nutricional, com a introdução da Lei do Direito Humano à Alimentação Adequada, a Lei da Alimentação e Saúde Escolar, a integração da educação alimentar e nutricional no Plano de Ação de Alimentação e Nutrição e a existência de um stock de segurança alimentar estável.

Por outro lado, o governante enfatizou a importância de promover práticas agrícolas sustentáveis que protejam o ambiente e, ao mesmo tempo, garantam a produção suficiente de alimentos. “Precisamos de políticas que apoiem os pequenos agricultores e que reduzam as desigualdades no acesso a recursos. E precisamos de combater o desperdício alimentar.”

No final do seu discurso, o Ministro Alexandre Monteiro fez um apelo à ação coletiva. “É o momento de agir. Agir por um mundo onde o direito aos alimentos seja plenamente garantido, onde a fome seja uma memória do passado e onde as gerações futuras possam desfrutar de um planeta saudável e próspero. Este é o nosso futuro a ser construído”, concluiu.