Notícias

Relações entre Cabo Verde e EUA estão num ponto “muito elevado”, Ministro do Mar, Jorge Santos

As relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América estão num ponto “muito elevado”, reconheceu o Ministro do Mar que recebeu no dia 6 de outubro uma delegação norte-americana que está no País para uma visita de 4 dias.

Em São Vicente, na primeira etapa desta missão que contempla também as ilhas do Sal e Santiago, o governante acolheu a delegação de cerca de 20 pessoas, integrada por fundadores, CEO’s, CXO’s e executivos séniores de grandes empresas, líderes de institutos e universidades ligadas à investigação na área de oceanografia, agências governamentais e organizações não governamentais que se dedicam à pesquisa climática e marinha, numa oportunidade para o Ministro apresentar as várias oportunidades de investimento no setor da Economia Azul, das pescas, da aquacultura, bem como da reparação naval e construção naval, além das áreas de investigação, formação e valorização do capital humano.

Durante o encontro no Ministério do Mar ficou assente que os norte-americanos estão “muito interessados” também no setor do turismo ligado ao mar.

O Ministro destacou o fato de esta ser a maior delegação empresarial de todos os tempos dos EUA a visitar Cabo Verde, acreditando haver condições para o relançamento da relação económica com os EUA.

O Ministro observa, por outro lado, os níveis de confiança entre os dois países, sublinhando que é preciso transformar essa confiança e amizade em negócio.

A delegação norte-americana é liderada pela Sr.ª Dorothy McAuliffe, Representante Especial para Parcerias Globais do Departamento de Estado dos EUA.