O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através da Coordenação da Unidade para a Economia Social e Solidária, em parceria com o Business Center Incubation (BIC) e a WeCare, lançou ontem, 1 de outubro, o programa “Bootcamp Impactar”. Este programa surge como uma iniciativa inovadora para promover o empreendedorismo e a inovação social, com o objetivo de conciliar metas económicas e sociais, impulsionando o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
O Bootcamp Impactar reflete o compromisso do Governo de Cabo Verde em fortalecer a economia social e solidária, principalmente no âmbito de mercado, fomentando a criação e o fortalecimento de empreendimentos sociais. A iniciativa visa contribuir para a inclusão socioeconómica, a promoção do trabalho digno e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para problemas sociais.
O evento foi presidido pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que destacou a importância do programa no fortalecimento da inclusão produtiva no país. Na sua intervenção, o ministro sublinhou que “a nossa expectativa é que este projeto ajude a incluir cada vez mais cidadãos cabo-verdianos através de uma inclusão produtiva, ou seja, uma inclusão pelo trabalho e pelo rendimento. O programa permitirá às pessoas adquirirem competências para tomar conta das suas vidas”.
O ministro frisou ainda que o nome “Impactar” simboliza o objetivo de chegar àqueles que mais precisam, criando condições para que as pessoas possam ascender socialmente e melhorar a sua qualidade de vida por meio da produção e geração de rendimentos. “Este programa vai ajudar-nos a desenvolver melhor a economia social e solidária no nosso país”, afirmou.
Neste momento, o programa está a ser implementado em fase piloto na cidade da Praia, com 30 projetos, mas o objetivo é expandir a iniciativa a todas as ilhas e municípios do país. O ministro reiterou a ambição de que o impacto seja nacional, contribuindo para a construção de uma economia social que promova a proteção e inclusão das pessoas e comunidades mais vulneráveis.
Este programa é mais uma demonstração do compromisso do Governo em impulsionar o desenvolvimento socioeconómico e fortalecer a economia social em Cabo Verde, promovendo um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.