Notícias

Ministro Fernando Elisio preside inauguração do novo espaço do Centro “Ninho de Amor” em Santa Cruz

No âmbito da subsidiação de espaços comerciais do parque habitacional do Estado às Confissões Religiosas, Organizações Não Governamentais e Câmaras Municipais, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento social presidiu ontem, 30 de setembro, a inauguração do novo espaço do Centro de Acolhimento “Ninho de Amor” no Concelho de Santa Cruz.

O “Ninho de Amor”, criado em fevereiro de 2022 pela Câmara Municipal de Santa Cruz, é um centro de acolhimento para crianças com paralisia cerebral. A sua missão é proporcionar apoio integral às crianças e suas famílias, oferecendo um espaço de acolhimento e empoderamento para as mães, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas crianças e das suas famílias.

Através do programa de arrendamento subsidiado, o Governo de Cabo Verde disponibiliza espaços comerciais para Confissões Religiosas, Organizações Não Governamentais e Câmaras Municipais, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social, combate à pobreza e promoção da inclusão. Estes arrendamentos são subsidiados em 80% para as Confissões Religiosas e Organizações Não Governamentais e em 50% para as Câmaras Municipais.

Segundo o Ministro, o Governo reafirma o seu compromisso na criação de condições favoráveis para que entidades não governamentais e religiosas possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e a justiça social no país.

“Este espaço vai ajudar na integração das crianças com necessidades especiais. Trata-se de mais uma iniciativa que vai ao encontro daquilo que desenvolvemos no plano de cuidados com a introdução de cuidadores profissionais, que têm desempenhado um papel muito importante em cuidar e incluir as crianças,” afirma o ministro.

O Governo tem feito uma forte parceria com as Câmaras Municipais e organização da sociedade civil, segundo o ministro, Acarinhar e a Autarquia local tiveram um papel essencial na concretização deste projeto.

O novo espaço do Centro Ninho de Amor está localizado no espaço comercial do antigo complexo Casa para Todos de Santa Cruz. O objetivo, segundo o governante é transformar todos espaços comerciais do Casa para Todos em espaços para projetos sociais.

“Neste momento algumas instituições religiosas e Câmaras municipais já têm acesso a estes espaços, onde vão desenvolver projetos de carater social, no sentido de ajudar na implementação das políticas sociais mais próxima das comunidades,” frisou Fernando Elísio.