O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, realizou, hoje, 27 de setembro, uma visita à Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, na cidade da Praia. Durante a visita, o Ministro inteirou-se das ofertas formativas nas áreas técnicas que preparam os jovens para o mercado de trabalho.
“Queremos uma maior proximidade entre as escolas e as instituições, e é por isso que estamos aqui acompanhados de instituições-chave do Ministério, como a Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia, o Instituto de Gestão da Qualidade da Propriedade Intelectual e o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial. Esta proximidade traduz-se em um maior intercâmbio de informações essenciais para o desenvolvimento de novas oportunidades que os jovens necessitam para se prepararem para o mercado de trabalho.”
No país, existem quatro escolas técnicas que oferecem formações profissionais em várias áreas, como eletricidade, mecânica, engenharia, gestão e empreendedorismo, das quais os alunos saem preparados para o mercado de trabalho e com dupla certificação: a equivalência do 12º ano de escolaridade e o certificado de formação profissional. Além disso, a escola técnica já se prepara para atender a novos desafios de qualificação profissional, conforme constatou o Ministro.
“Estamos a verificar que há interesse e que as escolas estão a adotar equipamentos para capacitar os alunos para esses novos desafios. Por isso, é importante ter uma aproximação forte entre as instituições de capacitação e formação e o mercado de trabalho. Existem novos desafios no domínio da transição energética, que oferecem novas oportunidades de emprego qualificado e rendimento para os jovens.”
Nesta visita, o Ministro constatou também que as escolas técnicas já estão a implementar boas práticas no uso de energias renováveis e avançou que, em breve, todas as Escolas Secundárias de Cabo Verde estarão equipadas com painéis solares e funcionando com energias renováveis.
Atualmente, na Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, cerca de 600 alunos estão nas áreas técnicas.