Notícias

Ministro do Turismo e Transportes preside ato de entrega de certificados aos beneficiários da aldeia de Fajã d’Água, na ilha Brava

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, presidiu, nesta manhã, 25 de setembro, à cerimónia de entrega de certificados aos beneficiários da aldeia de Fajã d’Água, na ilha Brava, no âmbito do Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais (PVTAAR).

O projeto de capacitação dos beneficiários da aldeia de Fajã d’Água insere-se no quadro do PVTAAR, promovido pelos Ministérios do Turismo e Transportes (MTT) e da Agricultura e Ambiente (MAA), com financiamento do Fundo do Turismo e do Fundo do Ambiente.

Esta ação de capacitação foi financiada pelo Fundo do Turismo e coordenada pela Unidade de Gestão do PVTAAR, enquanto entidade responsável pela implementação e coordenação de projetos nas aldeias contempladas pelo programa, em parceria com a Câmara Municipal da Brava, e foi implementada pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo e Brava, através de um protocolo de parceria com o IEFP.

A ação de capacitação teve uma carga horária de 220 horas e o programa formativo teve como foco os seguintes módulos: Educação Financeira, Turismo e Interdisciplinaridade, Atendimento ao Cliente, Marketing Digital, Inglês Técnico, Francês Técnico, Informática Básica, Higiene e Segurança Alimentar, e Empreendedorismo.

De realçar que a ação de capacitação abrangeu 17 beneficiários da aldeia de Fajã d’Água e arredores, tendo concluído com aproveitamento apenas 7 beneficiários para a fase final do projeto de fomento empresarial.

Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento e potencialização de oportunidades de negócios, estimulando a economia no meio rural, bem como assegurar melhores condições de atendimento aos residentes e turistas que visitam a aldeia de Fajã d’Água.