O Ministro das Comunidades e o Ministro do Mar, em representação do Governo de Cabo Verde, homenageou e condecorou, ontem, o Burgomestre Ahmed Aboutaleb, ao fim de um consulado de 15 anos, numa cidade que acolhe cerca de 40 mil cabo-verdianos. Um dia histórico nas relações entre Cabo Verde e Holanda foi vivido nesta segunda-feira, 23, na Casa da Cultura do Consulado de Cabo Verde na Holanda, quando o Governo do país homenageou e condecorou o Burgomestre (Presidente) da Câmara Municipal de Roterdão, uma cidade que há cerca de 80 anos acolhe cabo-verdianos.
Em representação do Governo de Cabo Verde, o Ministro das Comunidades e o Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, presidiu à sessão de homenagem que contou com expressiva e vibrante presença de cabo-verdianos, de várias gerações, que aplaudiram de pé o Sr. Ahmed Aboutaleb.
Ao fim de quase 15 anos de liderança nesta importante cidade holandesa, Aboutaleb foi condecorado pelo Governo de Cabo Verde com a Medalha de Mérito Altruístico de 1.º Grau, como tributo ao seu legado de profunda dedicação e incansáveis esforços em prol da integração e promoção da comunidade cabo-verdiana em Roterdão.
Nas suas primeiras palavras, o Ministro das Comunidades e o Ministro do Mar agradeceu vivamente ao Burgomestre “pelo amor e pelo espírito de solidariedade e amizade com que se relacionou com a nossa comunidade em Roterdão” durante a sua liderança “inteligente, lúcida, culta e cosmopolita”.
“Em Roterdão, em particular, os cabo-verdianos falam de Aboutaleb como um amigo e como uma pessoa de confiança”, enalteceu o governante, que homenagear o Burgomestre de Roterdão “é um ato de amizade, mas também de confiança, não só na sua pessoa como Burgomestre, mas na amizade que une a Holanda e Cabo Verde”.
Jorge Santos destacou e enalteceu a presença e a integração bem-sucedida dos cabo-verdianos na Holanda, recordando que a chegada de naturais do arquipélago iniciou-se após o fim da Segunda Guerra Mundial, numa altura em que a Holanda carecia de mão-de-obra, nomeadamente, nos setores da marinha mercante e pesca. “Os cabo-verdianos vieram para trabalhar, procurar rendimentos, investir nas suas famílias e no seu país”, afirmou, estendendo a homenagem também “a todos os holandeses e cabo-verdianos que um dia vieram para a Holanda”.
O governante confirmou que Cabo Verde está contente com a sua comunidade “bem integrada, estimada e com uma grande ascensão social” nesse país europeu, um importante parceiro do arquipélago.
Durante o seu discurso, o Ministro destacou as qualidades pessoais, humanas e políticas de Aboutaleb e a sua particular dedicação na “elevação” do relacionamento com os cabo-verdianos e das autoridades holandesas com o nosso país, ressaltando também toda a “ajuda e solidariedade” que o político ofereceu durante o seu mandato.
“Os Países Baixos são um importante parceiro de Cabo Verde”, vincou, lembrando a forte cooperação económica que a Holanda tem com Cabo Verde no financiamento, via Fundo ORION, do primeiro Terminal de Cruzeiros, no Porto Grande de São Vicente.
A sessão de homenagem e condecoração começou com uma agenda cultural, com as bandeiras de Cabo Verde e Holanda a entrarem lado a lado na Casa da Cultura, ao som do toque de tambor – recordando as festas juninas de Cabo Verde – e um desfile de carnaval com a rainha Larisa & Flores das Ilhas, seguido de uma atuação musical na voz de Dina Medina, acompanhada no violão por Paulo Bouwman. Houve ainda poemas declamados por Elvine Braga Tavares, e, para finalizar, mais música com Natália Santos e Armindo Pires.
Foi uma grande festa que terminou com um intercâmbio de amizade entre os participantes, marcado ainda pela doação de uma ambulância a Cabo Verde pelo Burgomestre.