Notícias

Ministra da Defesa Nacional confere posse ao novo Diretor Nacional da Defesa

Maurino Évora é o novo Diretor Nacional da Defesa. A cerimónia aconteceu esta terça-feira, 17 de setembro de 2024, tendo sido presidida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis.

Na sua intervenção, a Ministra Janine Lélis destacou a relevância e a confiança nas funções do Diretor Nacional da Defesa para o Ministério e para o Estado, ressaltando que esta Direção tem, nesta nova fase, “o grande desafio de continuar a incrementar as inúmeras ações desenvolvidas até agora”, que induzem “o cumprimento do programa de governação, que propusemos ao país e que estamos a cumprir”.

Destacou os projetos importantes que o Ministério tem em curso, entre os quais a chegada do novo avião a ser operado pela Guarda Costeira, tendo reforçado que este processo é “árduo, muito complexo, altamente exigente, que requer de nós muito engajamento e assertividade”.

Fez referência ao novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional, socializado e levado à discussão no Parlamento através do Debate sobre as Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional.

Igualmente, falou do Código de Justiça Militar, do estudo para o reforço do Serviço Militar Obrigatório, que já está a ser realizado, da nova Tabela de Perfis Psicofísicos e de Inaptidão, do Programa Soldado Cidadão, também revisto e em implementação, e da proposta de regulamentação do Serviço de Saúde Militar, que brevemente será levada à aprovação do Conselho de Ministros.

Por sua vez, o novo Diretor Nacional da Defesa, Maurino Évora, agradeceu a confiança em si depositada, tendo, ao longo da sua intervenção, destacado que “a estratégia de defesa nacional deve assentar em pilares fundamentais, quais sejam a proteção da soberania, a resiliência perante ameaças não convencionais e o fortalecimento das parcerias estratégicas”.

Em jeito de reconhecimento público, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional realçou a relevante contribuição do Diretor Nacional da Defesa cessante, Coronel Domingos Correia, “por ter desempenhado as suas funções com dedicação e zelo, tendo por isso merecido promoção por distinção”.

O novo Diretor Nacional da Defesa, Maurino Évora, é doutorado em Relações Internacionais com especialidade em Estudo da Segurança e Estratégia. Desempenhou funções em vários departamentos governamentais, tendo sido docente e membro da Equipa Técnica do Observatório do Mercado de Trabalho, entre outras.