Notícias

São Nicolau – Fernando Elísio Freire destaca avanços no RSI e Introdução na Inclusão Produtiva no Município de Tarrafal

No terceiro dia da sua missão na Ilha de São Nicolau, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, esteve no Município de Tarrafal, onde participou de um encontro com os beneficiários do Rendimento Social de Inclusão (RSI) e da Inclusão Produtiva.

Durante o encontro, o Ministro destacou o compromisso do Governo com o reforço das políticas sociais no município, destacando o aumento do número de beneficiários do RSI, que passou de 42 para 120 famílias, juntamente com 344 beneficiários da Pensão Social Mínima.

Ademais, o Ministro anunciou a introdução de mais três cuidadores para apoiar pessoas com deficiência e idosos, o que segundo o mesmo, é um passo significativo na melhoria das condições de vida no município, salientando a importância da municipalização dos apoios sociais, com a transferência de recursos para atender às pessoas mais vulneráveis.

“Estamos a trabalhar com todos os municípios de Cabo Verde para garantir que as pessoas com mais de 65 anos ou com necessidades especiais possam ter acesso a todos os benefícios sociais, independentemente da sua classificação no Cadastro Social Único. Isto é fundamental para aumentar a inclusão das pessoas idosas, e creio que, no Tarrafal, o Governo está a cumprir o que prometeu em termos de políticas de inclusão,” afirmou o Ministro.

O programa de Inclusão Produtiva, que antes não existia no município, foi também destacado pelo Governante, informando que cerca de 80 famílias terão acesso à formação profissional, pois o principal objetivo é dar-lhes autonomia para que possam gerir as suas vidas de forma independente.

“O Governo quer que cada cidadão seja autónomo, livre, e capaz de decidir sobre a sua própria vida”, acrescentou o Ministro.

O Governo, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável II, reafirma o compromisso assumido na X Legislatura, de erradicar a pobreza extrema e reduzir significativamente a pobreza absoluta em Cabo Verde. A proteção social é considerada um dos pilares fundamentais para a inclusão social e a diminuição das desigualdades no país.