Notícias

“Enapor é uma empresa muito importante para o sistema marítimo portuário e para o país” – Ministro do Mar Jorge Santos.

“Para o Governo, a Enapor que detém a concessão da administração e gestão dos portos de Cabo Verde é uma empresa muito importante para o sistema marítimo portuário. Ela está no centro da economia marítima e constitui uma das minhas prioridades enquanto Ministro do Mar”, destacou Jorge Santos, ontem, 21 de agosto, na sua primeira visita à Enapor, São Vicente.

O governante enfatizou que a sua aposta vai ser no sentido de reforçar o papel da Enapor no sistema marítimo portuário cabo-verdiano. Onde admitiu que no concernente à subconcessão de serviços portuários, a Enapor terá o papel de Autoridade Portuária. O processo que está em curso irá criar valor acrescentado para os portos nacionais como também para a economia nacional, no quadro da estratégia nacional de construção de uma economia circular.

O Ministro destacou a “evolução” da Empresa Nacional dos Portos de Cabo Verde, enaltecendo a inovação, a visão de futuro e a motivação da direção da empresa e dos colaboradores, durante a visita à sede da Enapor e ao Porto Grande do Mindelo.

“Fiquei reconfortado com a evolução da empresa e os resultados positivos verificados durante o período de retoma económica do país perante as crises pandémica e inflacionista, atingindo resultados ainda melhores que o período de 2019”, referiu o governante que foi informado do funcionamento da empresa e dos projetos de investimento em curso.

Jorge Santos mostrou-se satisfeito com a realidade da gestão da empresa e com os resultados que lhe foram apresentados pelo PCA da Enapor, Eng.° Irineu Camacho, que apontam para um aumento na ordem dos 12% no movimento de passageiros no primeiro semestre de 2024, “o melhor de sempre” na história da Enapor.

A nível de Cruzeiros, o Ministro foi também informado pelo PCA que os dados apontam para um crescimento de 71% da vinda de navios cruzeiros e que o aumento de passageiros nos cruzeiros é de mais 9%.

A nível de mercadorias, o aumento é de 2% ao passo que o aumento de navios é de 9%.

A Enapor regista um aumento do volume de vendas de mais 1,4%, os resultados líquidos são na ordem de +750% e o resultado operações de mais 850%.

O Ministro elogiou a liderança da administração da Enapor pela adoção das melhores práticas de gestão portuária e augurou renovados sucessos ao Conselho de Administração.