O Ministério da Agricultura e Ambiente, inaugurou na ilha de São Nicolau, o projeto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos naturais (Queimadas, Canto Fajã e Fajã), que irá beneficiar 230 Famílias Agrícolas das comunidades, correspondentes a um total estimado de 920 pessoas.
Este projeto orçado em quase 30 mil contos, visa promover a mobilização de água através de energias limpas reduzindo os custos de bombagem. Reabilitar as infraestruturas hidráulicas e equipar furos com sistema fotovoltaico.
Segundo o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que testemunhou o ato, este projeto, irá melhorar consideravelmente a vida da população local.
“O impacto tem a ver essencialmente com o aumento da produção e produtividade, aumento do rendimento das famílias. Com isto, este vale vai dar um maior contributo para produção e valorização dos produtos agrícolas no mercado da ilha e no mercado turístico”, afirmou o governante.
Trata-se de um projeto de quase 30 mil contos, que interveio sobretudo através das redes de distribuição de água, infraestruturas de mobilização de água, formação e tudo aquilo que permite de facto, que nas zonas de intervenção possam produzir mais e melhor.
O Projeto Hidroagrícola, Valorização e Utilização Eficiente dos Recursos Naturais da ilha de São Nicolau, foi subdividida em três lotes, abrange as localidades de Queimadas, Galeria de Fajã – Canto de Fajã e Fajã de Baixo.