O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, participou, no dia 12 de julho, de um encontro com os novos beneficiários do Rendimento Social de Inclusão (RSI) da Cidade da Praia. O encontro de hoje abrangeu beneficiários da zona norte da Praia.
Durante o encontro, o Ministro disse que estes novos beneficiários estão enquadrados dentro do Fundo de Proteção Social – Fundo MAIS e que o Governo está a cumprir com a sua promessa de aumentar o número de beneficiários do RSI na capital.
“Prometemos aumentar o Rendimento Social de Inclusão na Praia e estamos a cumprir com a nossa palavra. O número de famílias beneficiárias aumentou de 123 para 1254, um crescimento significativo que permitirá a essas famílias não só apenas receber o rendimento social, mas também ter acesso a programas de formação profissional,” afirmou o Ministro.
Conforme explica o Governante, o RSI não é apenas um auxílio financeiro, mas uma porta para o Programa Inclusão Produtiva, que oferece formação às famílias, no sentido de terem uma profissão, ascender socialmente e tomarem conta das suas próprias vidas.
“As famílias beneficiárias são, muitas vezes, aquelas que anteriormente não tinham qualquer rendimento, e agora, através deste programa, têm uma nova oportunidade de se desenvolverem economicamente,” sublinhou, destacando o impacto positivo que as políticas sociais têm tido na erradicação da pobreza extrema em Cabo Verde.
Aliás, conforme avança o Ministro, o Governo está muito satisfeito com os resultados, pois os números da pobreza extrema estão a baixar.
Este sucesso deve-se a políticas assertivas que garantem acesso a rendimentos, educação, saúde, saneamento e eletricidade, adotando uma abordagem holística no combate à pobreza.