Notícias

“A cultura precisa de financiamento de uma forma que seja perene” – Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas acaba de assinar, por um período de três (3) anos, o protocolo de incentivo financeiro e institucional com a Associação Teatral Fladu Fla no âmbito da realização do Festival Internacional do Atlântico – TEATRI.

O renovar do protocolo no valor de setecentos mil escudos Cabo-verdianos (700.000,00 ECV), mostra a aposta e o empenho do Governo de Cabo Verde no financiamento no setor da cultura e das indústrias criativas.

“A cultura precisa de financiamento de uma forma que seja perene”, afirmou o ministro Abraão Vicente, no final do ato de assinatura do protocolo.

O Governante apelou, mais uma vez, as grandes empresas privadas a apoiarem mais e melhor os eventos e o setor da cultura.

“Sabemos de antemão que estas verbas não serão suficientes para cobrir todas as despesas do evento, reforço o apelo contínuo para que as grandes empresas privadas nacionais apostem na cultura”.

O financiamento para as concessões de incentivo financeiro a grandes eventos e eventos marca nacionais passaram a constar no Orçamento para garantir aos mesmos a previsibilidade e apoio contínuo do Governo, através da tutela da cultura.

“De relembrar que quando entramos em 2016 nenhum destes eventos tinha verba garantida no Orçamento do Estado. A nossa intenção é deixar claramente uma mensagem deste Governo, mas para o Estado e para a República de que a cultura precisa de financiamento de uma forma que seja perene e de forma que não seja negociável o padrão mínimo. O que significa que 700 mil escudos é a plataforma mínima de colaboração anual e, como próprio protocolo diz, todos os anos podemos revê-lo, mas nunca abaixo do que já está estabelecido”.

O Diretor de Produção da Associação Fladu Fla, que assinou o protocolo em representação à presidente da mesma agradeceu, mais uma vez, esta parceria que a cada ano vem sendo reforçada.

O Festival TEATRI acontece, todos os anos, na cidade da Praia e tem como um dos palcos o Palácio da Cultura Ildo Lobo e o Auditório Nacional Jorge Barbosa.