Com políticas de desenvolvimento cuidadosamente planejadas, parcerias internacionais estratégicas e um compromisso com o crescimento económico inclusivo e sustentável, o país tem progredido significativamente desde a independência, consolidando-se como um exemplo de estabilidade política e desenvolvimento progressivo na África Ocidental.
A celebração do 5 de julho, “mais do que um momento de profunda reflexão sobre a nossa trajetória, representa um momento de orgulho pelo que somos enquanto povo, e pelo que alcançámos enquanto nação”. A afirmação é da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira, que discursava nas celebrações do 49.º aniversário da independência de Cabo Verde, que tiveram lugar esta sexta-feira, 5 de julho, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, Portugal.
49 anos se passaram desde que Cabo Verde conquistou a liberdade e o direito de trilhar o seu próprio caminho. Um caminho de franco progresso e desenvolvimento, em meio a resiliência e determinação para enfrentar os desafios que se colocam. Uma trajetória de sucesso do qual orgulhamos!
Com políticas de desenvolvimento cuidadosamente planejadas, parcerias internacionais estratégicas e um compromisso com o crescimento económico inclusivo e sustentável, o país tem progredido significativamente desde a independência, consolidando-se como um exemplo de estabilidade política e desenvolvimento progressivo na África Ocidental.
Essa estabilidade política, tal como a força das instituições democráticas instaladas no país e todo esse desenvolvimento sustentável, reconhece Edna Oliveira, “só foi alcançado graças ao esforço nacional, combinado com o apoio internacional e com o sentimento de pertença da nossa diáspora”.
“Nesta trajetória de sucesso, os parceiros internacionais têm desempenhado um papel central na promoção do desenvolvimento de Cabo Verde, proporcionando recursos, conhecimento e suporte estratégico que têm sido fundamentais para o progresso do país”, admitiu a governante, rendendo uma homenagem a todos os parceiros de Cabo Verde, com destaque para Portugal, cuja parceria, nomeadamente na área da educação, tem proporcionado o acesso a formação profissional e académica de qualidade, permitindo dotar o país de quadros qualificados.
Igualmente importante e fundamental para o desenvolvimento de Cabo Verde, sublinhou a Ministra, é a nossa “enorme Diáspora”, que tem nas remessas financeiras uma das contribuições mais tangíveis para o desenvolvimento do país, porquanto representam uma fonte vital de rendimento para muitas famílias e contribuem significativamente para a economia nacional, representando uma parcela importante do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde.
Por isso, mais do que reconhecer o esforço desses Cabo-Verdianos, “comprometemo-nos em fortalecer os laços entre o país e a sua diáspora, adotando medidas de políticas que valorizem e promovam essa vasta comunidade e potencializem essa colaboração mútua e contínua, assegurando um futuro de crescimento e prosperidade para Cabo Verde e para todos os cabo-verdianos, tanto dentro como fora do país”, garantiu Edna Oliveira,
Assim, “assumo em nome do Governo e em meu nome pessoal, enquanto Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública de Cabo Verde, o firme compromisso de continuar a trabalhar para a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos e para a preservação do meio ambiente, de modo a que possamos continuar a trilhar o caminho e alcançar um desenvolvimento sustentável e perene para as gerações vindouras”, finalizou a Ministra, para quem para o Governo de Cabo Verde, mais do que um momento de celebração, esta data representa um momento de união e fortalecimento dos laços com os parceiros e com a nossa diáspora.