O Ministério da Agricultura e Ambiente lança em Santa Cruz o programa de regeneração da cultura de bananeira na ilha de Santiago, com um orçamento de 102 mil contos. O objetivo é tornar este município de Santiago o maior produtor de banana do país.
Conforme avançou o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, Santa Cruz, tradicionalmente é conhecido como um dos principais produtores de banana, mas tem enfrentado uma queda na produção devido à salinidade da água na região.
“Santa Cruz foi e continua a ser dos principais concelhos de produção da banana, mas temos que reconhecer que há uma baixa de produção na zona do litoral onde há tradição do cultivo da banana, justamente por causa da salinidade de água”.
Segundo avançou o Ministro, para combater este problema, o Governo através deste programa, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, irá dessalinizar a água e introduzir novas plantas de bananeira, além de melhorar os tratos culturais.
O programa inclui a importação de mudas de bananeiras saudáveis e pequenas dessalinizadoras, bem como a assistência técnica e o uso adequado de adubos. A meta é aumentar a produtividade e sustentar a cultura da bananeira em áreas afetadas pela escassez e salinidade da água.
Os agricultores presentes no local, destacaram que o programa veio em um momento oportuno, ajudando Santa Cruz a recuperar seu título de maior produtor de banana de Santiago.
Com os investimentos em mobilização de água e dessalinização, os agricultores locais poderão aumentar a produção e melhorar a qualidade da banana. A iniciativa abrange também os municípios de Tarrafal, São Miguel e Ribeira Grande.