No encontro com a diáspora cabo-verdiana em Berlim, realizado a 15 de junho, os participantes questionaram o Ministro das Comunidades, Jorge Santos, sobre questões de caráter consular, a aquisição de documentos e a nacionalidade, as quais o Ministro respondeu referenciando o conjunto de medidas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo.
Jorge Santos aproveitou a oportunidade para informar sobre a ligação funcional com a Diáspora, com particular enfoque nos serviços e funcionalidades prestados pelo Portal Consular de Cabo Verde, o Programa de Investimento da Diáspora e o Mapeamento da Diáspora no Mundo, já em curso, com uma missão técnica, por estes dias em São Tomé e Príncipe.
A comunidade cabo-verdiana em Berlim é constituída, essencialmente, por novas gerações de descendentes, altamente qualificados e bem integrados em matéria laboral, socioeconómica e cultural, tendo o Ministro das Comunidades, agradecido pela disponibilidade e presença no referido encontro, tendo, igualmente, reportado a importância da Diáspora, bem como o elevado reconhecimento que a nossa Comunidade tem junto das autoridades germânicas.
Sobre o Portal Consular, os participantes ficaram a saber de mais detalhes desta importante aposta do Governo de Cabo Verde, cabendo ao consultor Otávio Correia a apresentação das funcionalidades e serviços prestados em matéria consular às Comunidades.
No encontro participou uma delegação da Embaixada de Angola em Berlim, representantes da Tui Care Foundation, para além de líderes associativos e membros da nossa comunidade nos arredores de Berlim.
O Grupo TUI, esteve representado pelo seu Diretor da Tui Care Foundation, Jost Neuman, que apresentou os projetos de responsabilidade social que estão a implementar no Arquipélago, particularmente, na ilha do Sal, designadamente em matéria de formação profissional e ecológica.
De informar que o Ministro Jorge Santos encontrou com a diáspora na região de Hamburgo.