O Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo de Desenvolvimento e Segurança do Transporte Marítimo Interilhas, rubricou um contrato de financiamento das “atividades formativas, desportivas, cívicas e sociais, integradas na previdência, sobrevivência e salvamento aquático” promovido pela ENAFSALVA – – Escola de Natação e de Salvamento Aquático “Nhô Fula”.
O projeto apresentado pela escola ao ministério do mar tem como objetivo “cooperar com as entidades públicas no reforço da segurança da vida humana no meio aquático, promovendo a inclusão de camadas carenciadas no processo de ensino/aprendizagem da natação como principal instrumento de prevenção e sobrevivência e, com isso, contribuir para a diminuição de acidentes por afogamento, através do ensino da natação preventiva”.
O referido projeto tem como atividades: (i) Formação de instrutores de natação; (ii) Formação de técnicas de natação de prevenção nas comunidades piscatórias nas 9 ilhas de Cabo Verde; (iii) ensino/ aprendizagem de natação a 100 crianças carenciadas; e (iv) demonstrações e provas de natação.
As atividades serão cofinanciadas através das receitas consignadas do fundo se segurança no valor de 500.000$ (quinhentos mil escudos), do custo total de 1.578.500$00 (um milhão, quinhentos e setenta e oito mil e quinhentos escudos).
O contrato foi rubricado pela Gestora do Fundo, em representação do Ministério do Mar, Cilene Sena Silva, e pelo Presidente da ENAFSALVA, Silas Leite.