O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu, ontem, 6 de junho, o ato de encerramento do Bootcamp Imigrante: Formação em Empreendedorismo, um evento promovido pela Alta Autoridade para a Imigração (AAI). Esta iniciativa visa fortalecer a integração dos migrantes na sociedade cabo-verdiana, capacitando-os com ferramentas essenciais para o empreendedorismo.
Durante a sua intervenção, o ministro destacou a importância do empreendedorismo como uma via para a realização pessoal e a integração social dos imigrantes. “Estamos extremamente contentes por estar aqui hoje, no encerramento deste Bootcamp para imigrantes. Porque imigrante é uma pessoa empreendedora, tem iniciativa e a capacidade de sair da zona de conforto à procura de uma vida melhor”, afirmou Fernando Elísio Freire. Ele enfatizou que tanto os cabo-verdianos espalhados pelo mundo quanto os distintos emigrantes que residem no país são, por natureza, empreendedores.
O projeto, que faz parte do programa COOP4INT, tem como principal objetivo potencializar a integração dos imigrantes através do reforço e capacitação de ferramentas e serviços locais. “Esta formação de empreendedorismo serve para mostrar que, de uma forma organizada e com domínio de áreas de negócios, é possível criar os vossos negócios e desenvolver as vossas vidas na terra que escolheram para serem felizes, que é Cabo Verde”, continuou o ministro.
Freire salientou ainda a necessidade de inclusão em tempos de extremismo global. “A emigração é um fenómeno mundial e deve nos levar a uma profunda reflexão sobre a nossa capacidade de incluir todos, sem exceção. No mundo que está a ficar extremado, os imigrantes devem ser um exemplo de união, ligação, amor e, acima de tudo, de partilha”, sublinhou.
O ministro reafirmou o compromisso do governo cabo-verdiano em garantir que todos os imigrantes se sintam bem acolhidos e integrados. “O imigrante onde estiver deve sentir-se bem. E é obrigação dos Estados cuidarem disso. Aqui em Cabo Verde, estamos a fazer por vocês aquilo que faríamos por nós próprios e aquilo que exigimos que se faça pelos nossos conterrâneos que estão a viver fora do país.”
Fernando Elísio Freire também expressou agradecimento aos parceiros e participantes do Bootcamp. “Queremos agradecer a todos que estiveram envolvidos nesta empreitada, dizer que estamos muito orgulhosos do caminho que estamos a trilhar e queremos mais. Cabo Verde quer ser uma referência mundial em termos de políticas de imigração, porque sabemos o que é sair para fora e sabemos o que é viver fora do nosso país.”
O evento culminou com um apelo aos formandos para que utilizem a formação adquirida para uma maior integração e desenvolvimento em Cabo Verde, e com palavras de reconhecimento pelo interesse e espírito demonstrados. “Aproveitem a formação, integrem-se bem e contribuam para o desenvolvimento do nosso país. Muito obrigado a todos.”