À margem da Assembleia Mundial da Saúde, a Ministra da Saúde ainda terá uma agenda paralela de vários encontros específicos, de entre os quais, Cabo Verde será, mais uma vez, premiado por ter alcançado o Certificado de país livre de Paludismo.
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves participa deste hoje, 27, na septuagésima sétima Assembleia Mundial da Saúde que decorrer em Genebra, Suíça, de hoje até o dia 01 de junho. O tema da Assembleia Mundial da Saúde deste ano é: “Todos pela Saúde, Saúde para Todos.”
No meio de crises agravadas, a 77.ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) reunirá ministros da saúde e outros líderes governamentais de 194 Estados-Membros, juntamente com outros dignitários e especialistas para concertação em acelerar o objetivo da saúde para todos e em garantir que o mundo tenha os recursos necessários para enfrentar os desafios de saúde futuro.
Baseado no tema deste ano “Todos pela Saúde, Saúde para Todos”, os líderes mundiais estarão a abordar questões complexas como a prevenção, preparação e resposta a pandemias (PPRP); Financiamento da OMS; e ameaças emergentes à saúde — incluindo a resistência antimicrobiana e as alterações climáticas.
Entre as dezenas de itens da agenda, os representantes discutirão a derrota da poliomielite, da malária e do VIH; aumentar o acesso à cobertura universal de saúde e à imunização; e garantir melhores resultados de saúde materna e reprodutiva. A Assembleia lançará também a Ronda de Investimento da OMS, continuando os seus esforços para garantir que a OMS tenha um financiamento previsível e sustentável para apoiar o seu trabalho principal.
Espera-se que as discussões mais notáveis sejam em torno dos planos dos Estados-Membros para melhorar os mecanismos de Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias (PPRP). Após anos de negociações, a WHA77 marcará o prazo para alterações ao Regulamento Sanitário Internacional existente (2005) e para a adoção de um novo acordo sobre pandemia.
Durante a septuagésima sétima Assembleia Mundial da Saúde será realizada uma série de mesas redondas estratégicas. Durante estas sessões, os delegados da AMS, agências parceiras, representantes da sociedade civil e especialistas da OMS discutirão as prioridades atuais e futuras para questões de saúde pública de importância global.
À margem da Assembleia Mundial da Saúde, a Ministra da Saúde ainda terá uma agenda paralela de vários encontros específicos, de entre os quais, Cabo Verde será, mais uma vez, premiado por ter alcançado o Certificado de país livre de Paludismo.
A Delegação Cabo-verdiana, chefiada pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, integra ainda a Diretora Nacional da Saúde, Angela Gomes, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, o Coordenador do Programa Nacional de Luta Contra o Paludismo, António Moreira e a Coordenadora do Programa Nacional de Segurança do Doente, enfermeira Edite Silva.
A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão de decisão da OMS. Participam delegações de todos os Estados-Membros da OMS e centra-se numa agenda de saúde específica preparada pelo Conselho Executivo. As principais funções da Assembleia Mundial da Saúde são determinar as políticas da Organização, nomear o Diretor-Geral, supervisionar as políticas financeiras e rever e aprovar o orçamento do programa proposto. A Assembleia da Saúde é realizada anualmente em Genebra, Suíça.