Notícias

Fernando Elísio Freire preside a apresentação da nova plataforma tecnológica de Jogos da Cruz Vermelha

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu, na tarde de ontem, 22 de maio, o lançamento da nova Plataforma Tecnológica de Jogos da Cruz Vermelha, bem como a inauguração da Casa de Jogos.

Na sua intervenção, Fernando Elísio Freire destacou a história da Cruz Vermelha, que segundo explica é semelhante a história da nação independente, sendo uma das mais antiga e uma das maiores organizações de voluntários do país.

“A Cruz Vermelha é uma escola do voluntariado. A organização simboliza o espírito de solidariedade do povo cabo-verdiano, fundamental para a construção de uma sociedade mais unida e resiliente,” afirma o Ministro.

Neste sentido, o Ministro ressaltou que o voluntariado é essencial para enfrentar desafios globais como a erradicação da pobreza e fome, melhoria da saúde e educação, promoção da igualdade de género, acesso a água potável e saneamento, energia renovável e acessível, trabalho digno, crescimento económico, e redução das desigualdades. Segundo Freire, só é possível alcançar esses objetivos com uma grande dose de voluntariado e com milhões de voluntários.

“O reforço do voluntariado é, portanto, uma prioridade, e isso inclui fortalecer a Cruz Vermelha para tornar o país mais inclusivo. A nossa legislação incentiva a prática do voluntariado nas diversas áreas, mas ainda carece de regulamentação específica e de um regime especial”, afirmou o Ministro, reconhecendo a necessidade de aprimorar o marco legal.

Freire também destacou a parceria incontornável da Cruz Vermelha com o Governo na promoção da autonomia e autossuficiência das famílias, bem como na elevação do capital social através da educação cívica e para a cidadania, educação ambiental e segurança. “Temos aplicado, sem hesitações, discriminação positiva em situações que exigem políticas ativas de igualdade de oportunidades e de proteção”, disse, referindo-se a grupos como crianças carenciadas, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

Em relação a nova plataforma tecnológica de jogos sociais, o Ministro considerou ser uma solução inovadora e de padrão internacional. Conforme avançou, essa tecnologia permitirá adaptar os jogos sociais às dinâmicas contemporâneas, facilitando maior arrecadação de receitas para financiar projetos sociais. “A digitalização vem revolucionar os jogos sociais em Cabo Verde, permitindo mais apostas, melhores prémios, e consequentemente mais investimento social”, frisou.