O Protocolo entre Cabo Verde e a República Popular da China no domínio da saúde, foi rubricado hoje, no Hospital Dr. Agostinho Neto, entre a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, e o Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie. Este protocolo tem a vigência de 6 anos (2024-2029) e visa aprofundar a cooperação no âmbito de saúde entre os dois Países, promover as iniciativas de desenvolvimento global e construir uma comunidade de saúde humana, através do envio de equipas médicas chinesas para o reforço das respostas médicas, no país.
A titular da pasta da saúde, Filomena Gonçalves, considerou que a relação de amizade, entre os dois países, tem resultado em grandes realizações, particularmente com centenas de profissionais de saúde chineses que têm prestado serviços “inestimáveis” à população cabo-verdiana nas mais diversas áreas médicas e técnicas. Disse ainda que esses profissionais, em colaboração com o Hospital Dr. Agostinho Neto, têm desempenhado um papel fundamental na melhoria da saúde pública nacional.
A Ministra salientou o significado do Protocolo assinado caraterizando como sendo um momento de grande relevância no fortalecimento contínuo dos laços históricos de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois povos e testemunho do compromisso inabalável de ambos os países em melhorar o bem-estar das populações.
O Governo reiterou o seu firme comprometimento com a promoção de ações de cooperação que certamente contribui para a salvaguarda da segurança sanitária e os interesses de desenvolvimento do país.
“As nossas prioridades incluem a diferenciação dos cuidados e o fortalecimento dos serviços de saúde através de iniciativas inovadoras que visam proporcionar um atendimento de alta qualidade à nossa população”, reiterou a Ministra da saúde.
O Embaixador da China em Cabo Verde disse que esta cooperação com Cabo Verde tem produzido resultados significativos nomeadamente, a assistência ao Hospital Dr. Agostinho Neto, a construção da maternidade do Hospital Baptista de Sousa, o envio de equipas médicas, doação de equipamentos médicos, a capacitação e intercâmbio académicos são evidências vivas da continua expansão da cooperação no domínio da saúde, entre os dois países.
Xu Jie, recordou que este ano marca o 40º aniversário do envio de equipas médicas chinesas a Cabo Verde, salientando que todas têm desempenhado as suas funções com elevado senso de responsabilidade e missão, prestando serviços médicos ao povo de Cabo Verde e fortalecendo a amizade entre os dois povos.
“Acredito que o espírito da equipa médica chinesa em salvar vidas continuará a ser transmitido, e a amizade passará de geração em geração”.
Ainda durante a cerimónia, foi entregue ao Hospital Dr. Agostinho Neto, um conjunto de equipamentos médicos avaliados em cerca de 43 mil euros, da parte do Governo da república Popular da China ao povo cabo-verdiano.
As relações de amizade entre Cabo Verde e a República Popular da China tem uma longa história, desde os primórdios da independência. Sendo que a primeira equipa médica chinesa chegou ao país em 1984, hoje, totalizam 21 equipas médicas enviadas, representando cerca de 200 médicos em diferentes especialidades.